Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

CAUSAS DA CEGUEIRA


Principais causas da cegueira têm tratamento

Brasília - Dados do Censo 2010 indicam que 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. Mais de 528 mil são incapazes de enxergar. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Marco Antonio Rey, destacou que as principais causas de cegueira são a catarata e o glaucoma, mas que ambas têm tratamento. Na catarata, os danos são reversíveis, mas, no caso do glaucoma, não. 

O médico explicou que as duas doenças, acompanhadas da degeneração macular, são problemas relacionados ao envelhecimento da população. O diabetes também aparece como causa importante da cegueira e pode comprometer a visão na fase adulta, caso não seja tratado. 

Outro aspecto da deficiência visual envolve a catarata congênita e o glaucoma congênito, principais causas da cegueira na infância. O problema pode ser diagnosticado por meio de um exame simples, o teste do olhinho. De acordo com o presidente do conselho, qualquer profissional de saúde pode dilatar o olho do bebê e avaliar o reflexo da luz no local. 

O exame deve ser feito em todos os recém-nascidos antes que o bebê complete um ano. Caso haja alguma suspeita, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista. ''Quanto mais cedo, melhor. Toda doença, na criança, tem que ter diagnóstico precoce, porque o olho e a parte sensorial estão sendo formados'', explicou. 

O oftalmologista alertou para os cuidados durante o pré-natal, uma vez que a cegueira em recém-nascidos está comumente relacionada à doenças adquiridas durante a gestação, como a rubéola e a toxoplasmose. A dica é cumprir o calendário de vacinas da gestante e evitar consumir alimentos crus fora de casa, além do contato com gatos.

Paula Laboissière 
Agência Brasil
FONTE: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2439-20121221

Nenhum comentário:

Postar um comentário