Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EXERCÍCIOS FÍSICOS IDEAIS


Os cinco melhores exercícios que você pode fazer durante a vida

Universidade de Harvard apontou quais são as principais atividades que fazem bem à saúde do corpo e da mentePOR CLAUDIA BORGES EM 06/12/2012 14:59, EM BEM-ESTAR
A caminhada entra no ranking das melhores atividades - Crédito: Thinkstock
Se você é daquelas pessoas que já experimentou diversas atividades físicas e esportes, mas não se apaixonou por nenhum para manter a forma ou não aprecia os ambientes de treino, saiba que você não está sozinha. Muita gente deseja se exercitar, mas não se adapta aos ambientes ou cenários em que algumas atividades são realizadas.
Mesmo que você não tenha aquela vocação para atleta ou para ser uma assídua frequentadora da academia — nas aulas de jump, spinning, danças, lutas marciais ou outras opções —, saiba que os melhores exercícios para quem deseja apenas manter a saúde e ficar em forma não exigem que você fique em uma academia ou se acabe em níveis altos de intensidade cardiorrespiratória.
A Universidade de Harvard realizou uma pesquisa para saber quais são essas atividades e constatou que elas podem fazer maravilhas para a sua saúde, podendo ser praticadas em todas as fases da vida e também promovendo o bem-estar mental.
Segundo informações dos especialistas de Harvard, esses exercícios ajudam a manter o peso sob controle, melhoram o seu equilíbrio e amplitude de movimentos, fortalecem os ossos, protegem as articulações e melhoram memória.
Os estudiosos afirmam que não importa a sua idade ou nível de condicionamento físico para realizá-las. Além de manterem a forma, essas atividades reduzem o risco de doenças. Ficou curiosa? Veja abaixo quais são os exercícios e comece agora a praticá-los!
Natação

Crédito: Thinkstock

Segundo os especialistas, a natação é o treino perfeito. O exercício faz com que você faça o esforço com a resistência que a água promove e alivia o impacto nas articulações, favorecendo um ótimo fortalecimento muscular sem o risco de lesões.
Além disso, a atividade é ótimo para a queima calórica, aumento do tônus muscular, condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória e também favorece o seu estado psicológico, melhorando o humor e o bem-estar geral.
Tai Chi

Crédito: Thinkstock

O Tai Chi é uma arte marcial chinesa que incorpora movimentos lentos e relaxamento, sendo excelente para o corpo e para a mente. Chamada de "meditação em movimento”, a atividade é composta de uma série de ações graciosas com transições suaves entre elas.
De acordo com Dr. I-Min Lee, professor da Escola de Medicina de Harvard, este exercício é ótimo para pessoas de todas as idades, especialmente as mais velhas, pois a atividade promove mais equilíbrio.
Musculação

Crédito: Thinkstock

Segundo os especialistas de Harvard, você não precisa se tornar uma pessoa musculosa para aproveitar os benefícios do treino de força. A elevação de pesos leves não aumenta a musculatura, mas a deixa mais forte.
E esse resultado é importante para manter a disposição, além de queimar calorias mesmo quando a pessoa está em repouso, pois a prática acelera o metabolismo.
"Quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, por isso com essa atividade é mais fácil de manter seu peso", afirma o Dr. Lee.
Porém, antes de começar, sempre conte com a ajuda de um profissional de fisioterapia e educação física, que irá avaliar o seu perfil. Assim você evita lesões e possíveis dores musculares.
Caminhada
De acordo com a pesquisa, caminhar é uma atividade simples, mas poderosa. A prática pode deixar você em forma, diminuir os níveis de colesterol ruim, fortalecer os ossos, manter a pressão arterial sob controle, melhorar o seu humor e a memória, além de reduzir o risco de uma série de doenças (diabetes e males cardíacos, por exemplo).
E o melhor é que, para realiza-la você só precisa de um bom par de tênis e disposição. Comece devagar, depois, com o tempo de prática, vá aumentando a duração das caminhadas e a velocidade.
Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel não influenciam em sua aparência ou boa forma, no entanto ajudam bastante a fortalecer a musculatura pélvica, que sustenta a bexiga e outros órgãos da região do ventre.
Essa atividade surgiu para fortalecer a região pélvica de gestantes para elas terem um parto mais tranquilo e uma recuperação melhor, evitando prolapsos, incontinência urinária e flacidez na área. A técnica foi desenvolvida pelo médico Arnold Kegel na década de 1950. Os exercícios também são ótimos para melhorar a vida sexual.* * *
Os especialistas de Harvard dizem ainda que muitas das atividades diárias que fazemos por diversão (ou trabalho) contam como exercício como limpar as folhas do jardim, brincar com os filhos, dançar etc. Eles afirmam que, se você realiza alguma atividade assim por cerca de 30 minutos por dia, é importante também incluir algum treino de força pelo menos por duas vezes por semana. Dessa forma, você pode se considerar uma pessoa mais ativa em relação aos exercícios.
FONTE: http://todaela.uol.com.br/bem-estar/os-cinco-melhores-exercicios-que-voce-pode-fazer-durante-a-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário