JOE CAMEL NA GARRAFA?
Joe Camel sabia pegar os jovens. O personagem de desenho era a imagem pública dos cigarros Camel, abandonado em 1997 pela empresa tabagista R. J. Reynolds devido a processos judiciais e críticas de que Joe fora criado para atrair os consumidores infantis. Agora, argumentos parecidos atacam a venda de bebidas alcoólicas, especialmente as com sabor, como as do tipo “ice”. Críticos afirmam que elas atraem bebedores menores de idade, que depois transferem sua lealdade para marcas relacionadas.
Uma marca-alvo de muitas investigações é a Smirnoff Ice, da Diageo. As vendas de vodca Smirnoff deram um salto após o lançamento da Ice, em 1999, mas a Diageo nega a sugestão de que o produto é anunciado para bebedores menores de idade. “A Diageo não anuncia para menores de idade”, diz Guy Smith, vice-presidente executivo de relações corporativas da empresa.
James Mosher, consultor em políticas públicas do álcool que atua na Califórnia (EUA), analisou o marketing da marca e cita evidências de que, em 2005, mais de 10% dos anúncios de TV da Smirnoff Ice e da vodca Smirnoff nos EUA foram veiculados em programas com 30% ou mais de audiência infanto-juvenil.
Mas, agora que o foco está passando para as mídias sociais, esse debate pode já estar defasado. Em 2011, por exemplo, a Diageo creditou sua "parceria estratégica" com o Facebook pelo aumento de 20% nas vendas de cinco grandes marcas nos EUA.
"O uso de novas mídias é preocupante devido ao seu apelo para o público jovem e a relativa falta de regulamentação", conclui um relatório de 2010 do Institute for Social Marketing da Universidade de Stirling, Grã-Bretanha. ]
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