Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

PRÓTESES e VIDA SEXUAL: PARA FACILITAR DECISÕES!



Implante no quadril melhora vida sexual, indica estudo

TARA PARKER-POPE
DO "NEW YORK TIMES"
The New York Times
Você quer melhorar sua vida sexual? Pense em fazer uma prótese de quadril ou joelho.

Mary Ann Oklesson, editora em Nova York, passou por uma artroplastia total do quadril alguns anos atrás. Até então, tinha dificuldade em caminhar, se exercitar ou até subir num táxi, devido à dor da artrite, que também exercia impacto negativo sobre sua vida sexual.
"Fazer sexo era doloroso", contou a editora, hoje com pouco mais de 60 anos. "Se eu precisava ajudar com a mão para erguer a perna para subir num táxi, imagine como era transar."
Mas tudo isso mudou após a artroplastia dos quadris. "A cirurgia melhorou definitivamente minha qualidade de vida e minha vida amorosa", disse Oklesson.
Pesquisadores sabiam há muito tempo que a colocação de próteses de quadril ou joelhos reduz dores e melhora a mobilidade, mas novas pesquisas mostram que a cirurgia tem inesperado impacto positivo sobre a vida sexual.
A maior parte dos 147 pacientes submetidos à artroplastia total do quadril em Nova York disse que a artrite dificultava sua vida sexual, segundo uma pesquisa apresentada em março na reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Após a cirurgia, 81% dos pacientes cuja vida sexual tinha sido negativamente afetada por uma articulação dolorosa relataram aumento na frequência de sua atividade sexual.
Muitos relataram um aumento da libido e resistência, além de maior facilidade para atingir o orgasmo. Os benefícios foram especialmente pronunciados entre pacientes cujo problema tinha sido nos quadris e entre as mulheres, que relataram mais desconforto durante o sexo em função de dores nas articulações.
"Quando é muito desconfortável encontrar uma posição na relação sexual, é improvável que ela resulte em orgasmo", disse José A. Rodriguez, diretor do Centro de Preservação e Reconstrução Articular do hospital Lenox Hill, em Nova York, e autor principal do estudo.
O número de artroplastias do quadril subiu 85% nos últimos dez anos. Em 2010, o último ano para o qual há estatísticas disponíveis, médicos realizaram mais de 300 mil cirurgias desse tipo nos Estados Unidos. Mas não são apenas avós que se submetem à cirurgia. Boa parte do aumento se deveu a adultos de meia-idade ativos, na faixa dos 45 aos 65 anos. A colocação de próteses de quadril quase triplicou nessa faixa etária durante o mesmo período, chegando a quase 128 mil pacientes.
A cirurgiã ortopédica Claudette Lajam, do Centro de Cuidados Músculo-Esqueletais do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York, disse que tantos pacientes têm perguntas sobre intimidade depois de passar por artroplastias que ela acrescentou a seu site uma página dedicada a questões sexuais.
"Essa é a página mais visitada de meu site", disse Lajam. "Muita gente volta a transar ou se reaproxima do marido ou da mulher após a cirurgia. O simples alívio da dor já proporciona melhoras no relacionamento."
Foi o caso de D'Arcy Achziger, diretora de vendas em Nova York que optou por fazer uma artroplastia de joelho com Lajam, dois anos atrás, depois de sofrer dores fortes em caminhadas e outras atividades. Achziger, casada há 24 anos, contou que o marido adorou o resultado da cirurgia. "Eu andava tão mal-humorada, vivia resmungando devido à dor. Depois da cirurgia, virei uma pessoa muito mais agradável, e isso tornou a vida dele mais leve."
O médico Charles Cornell, do Hospital de Cirurgias Especiais, de Nova York, comentou que alguns pacientes hesitam em falar do peso que as dores articulares podem ter para sua vida sexual. "Isso é algo especialmente importante para pacientes mais jovens", comentou, "mas já tive pacientes na casa dos 80 anos para os quais esse tema foi importante."

Nenhum comentário:

Postar um comentário