Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2013

FUMO PELA MANHÃ e CÂNCER



Quanto mais cedo uma pessoa fuma um cigarro ao acordar, pela manhã, mais provável é que ele ou ela desenvolva câncer bucal ou de pulmão, de acordo com pesquisadores da Penn State.
"Nós descobrimos que os fumantes que fazem uso dos cigarros imediatamente após acordar têm níveis mais elevados de NNAL – um metabólito do NNK carcinogênico específico do tabaco - no sangue em comparação aos fumantes que se abstem de fumar por meia hora ou mais depois de acordar, independentemente do número de cigarros que fumam por dia ", disse Steven Branstetter, professor assistente de saúde biocomportamental.
De acordo com Branstetter, outros estudos demonstraram que o NNK (4-(metilnitrosamina)-1-[3-piridil]-1-butanona) induz tumores de pulmão em várias espécies de roedores. Níveis de NNAL (4-(metilnitrosamnina)-1 -(3-piridil)-1-butanol) no sangue pode, por conseguinte, predizer o risco de câncer de pulmão em roedores, assim como nos seres humanos. Além disso, os níveis de NNAL são estáveis ao longo do tempo em fumantes e, uma única medição com precisão, pode refletir a exposição de um indivíduo.
Branstetter e seu colega, Joshua Muscat, professor de ciências de saúde pública, analisaram dados sobre 1.945 adultos fumantes, participantes da National Health and Nutrition Examination Survey que forneceram amostras de urina para análise do NNAL. Estes participantes também haviam fornecido informações sobre seu comportamento de fumar, incluindo quanto tempo eles normalmente fumavam depois de acordar.
Os pesquisadores descobriram que aproximadamente 32 por cento dos participantes que foram estudados fumavam seu primeiro cigarro do dia dentro de 5 minutos após acordar; 31 por cento fumavam dentro de 6 a 30 minutos após acordar; 18 por cento fumavam dentro de 31 a 60 minutos e 19 por cento fumavam mais de uma hora depois de acordar. Além disso, os pesquisadores descobriram que o nível de NNAL no sangue dos participantes estava correlacionada com a idade dos participantes, a idade do início do hábito de fumar, do seu sexo e se outro fumante vivia ou não a em sua casa, entre outros fatores.
A equipe publicou seus resultados na edição de 29 de março da revista CancerEpidemiology, Biomarkers and Prevention.
"Mais importante, descobrimos que o nível de NNAL foi maior entre as pessoas que fumaram mais cedo, ao acordar, independentemente da frequência do tabagismo e de outros fatores que predizem as concentrações de NNAL", disse Branstetter. "Acreditamos que essas pessoas que fumam mais cedo, após acoradr, inalam mais profunda e completamente, o que poderia explicar os níveis mais elevados de NNAL no sangue, assim como o seu maior risco de desenvolver câncer oral ou de pulmão. Como resultado, o tempo para o primeiro cigarro pode ser um fator importante na identificação de fumantes de alto risco e no desenvolvimento de intervenções orientadas para os fumantes no início da manhã."
Referências:
S. A. Branstetter, J. E. Muscat. Time to First Cigarette and 4-(Methylnitrosamino)-1-(3-Pyridyl)-1-Butanol (NNAL) Levels in Adult Smokers; National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), 2007-2010.Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, 2013; 22 (4): 615 DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-12-0842
 Fonte: Science Daily

Um comentário:

  1. Melissa,
    Espero que você se liberte totalmente e não caia mais neste engodo do e-cigar.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir