Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2013

FEIJÃO MARAVILHA!

HAMBÚRGUER DE FEIJÃO
(Fonte: http://cozinhaveggy.blogspot.com.br/2012/02/hamburguer-de-feijao-encarnado.html)

Feijão traz benefícios à saúde e ainda ajuda a emagrecer
Nutricionista dá dica de receita saudável para ser feita com sobras de feijão e explica os benefícios do grão
Redação Bonde com assessoria de imprensa
O feijão é um daqueles ingredientes que não pode faltar na mesa de um brasileiro, não é mesmo? Além de saboroso, ele tem alto valor  nutritivo e contribui para a sensação de saciedade, auxiliando diretamente no processo de emagrecimento. Independente do tipo e da cor – preto, carioca ou branco - o feijão é essencial na hora das refeições. Rico em fibras e minerais, ele também ajuda na prevenção de uma série de doenças. 

Segundo a nutricionista, Danielle Santos, o fato de ser pouco calórico conta muitos pontos a favor da leguminosa. "Uma concha de feijão tem em média 95 calorias, mas o mais importante é sua capacidade de saciar a fome. Quando consumimos proteína (o feijão é rico em proteínas) nosso cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar. Assim, come-se menos e alimenta-se bem", explica. 

A nutricionista diz que o feijão não pode faltar no cardápio, pois, além de sustentar, ele previne doenças como a anemia, pois é fonte de ferro. Além disso, auxilia também no combate ao colesterol, pois suas fibras, além de regularem o intestino, ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. "Muita gente nem imagina, mas o feijão possui várias substâncias antioxidantes como vitaminas e minerais, que são muito importantes para reduzir a incidência do câncer", completa Danielle. 

E como o feijão é sempre gostoso se feito e consumido na hora, veja abaixo uma receita deliciosa e bem diferente para ser feitas com sobras de feijão. A mistura, criada pela nutricionista, é bastante saudável e vai agradar a todos. A receita tem rendimento de nove porções e 210 calorias por porção. 

Mini hambúrguer de feijão 

Ingredientes 

1 colher (sopa) de azeite 
1 cebola média cortada em pequenos pedaços 
2 dentes de alho amassados 
750 g de feijão (tipo de sua preferência. Se preferir misture vários tipos de feijão tendo em vista um sabor diferente) 
1 colher (chá) de cominho 
¼ de colher (chá) de sal 
2 copos de farinha de rosca 
2 ovos ligeiramente batidos 
¼ copo de farinha de trigo 

Modo de fazer 

Aqueça o alho e a cebola em uma panela e refogue até ficarem macios. Coloque-os em uma tigela grande. Acrescente o feijão, o cominho, o sal, a farinha de rosca e os ovos. Misture bem. Forme os hambúrgueres com as mãos e passe-os na farinha. Asse-os até que fiquem bem dourados de ambos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário