Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO e COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL: 26 de ABRIL

6% das crianças e adolescentes no Brasil tem hipertensão
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no próximo 26 de Abril, será organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular – DPSC/SBC em várias capitais do país. Neste ano, pretende-se conscientizar os pais e responsáveis das crianças e adolescentes sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce dos fatores de riscos para doenças cardiovasculares, anteriormente preocupação apenas em idade adulta, como sedentarismo, tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol elevado e também hipertensão arterial.

No Brasil, 6% da população jovem apresentam níveis de pressão arterial elevados e, muitos não sabem que tem. Em 90% dos casos, os níveis podem ser controlados apenas com mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas.

O diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Dr. Carlos Alberto Machado, afirma que “abordagem de doenças crônicas tem que ser familiar, pois o apoio da família em relação à alimentação saudável, prática regular de atividade física e o tratamento são fundamentais, com isso, a prevenção acaba sendo natural e outros casos de hipertensão na família podem ser evitados!”

Departamentos da SBC elaboraram uma Cartilha Informativa abordando todos os temas das Campanhas Temáticas com foco na criança e no adolescente (Hipertensão na Criança, Fumo Passivo, Colesterol Elevado em Crianças e Adolescentes, Diabetes Tipo I, Sedentarismo e Obesidade Infantil) e este material será distribuído pelas nossas regionais nas ações que serão feitas.

Com apoio do CEAGESP, a campanha que será realizada em São Paulo, será na Unidade Básica de Saúde – UBS Vila Izolina Mazzei (Rua Orlando Ribeiro Dantas, 154 – Vila Guilherme), contará com aferição da pressão arterial em crianças, com a presença do responsável, e também exames para adultos e idosos, como testes de glicemia, aferição da pressão arterial, níveis de monóxido de carbono (CO – para fumantes), peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

Acesse o portal Prevenção da SBC, obtenha mais informações sobre os locais das ações e sobre o material desenvolvido:http://prevencao.cardiol.br/campanhas/img/cartilha_hipertensao2013.pdf 

FONTE: SBC NEWS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário