Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CIGARROS PARA PRESOS EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO


Parte dos presos da Casa de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté, unidade prisional no interior do estado, recebe cigarros comprados pela Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.
Neste ano, o gasto com “fumo”,  que consta da execução orçamentária do governo, é de R$ 1.250. A pasta confirmou que o produto é cigarro, destinado a internos que não conseguem aderir ao programa antitabaco e também não têm apoio familiar. É preciso ainda uma autorização médica.
A medida divide especialistas. A liberação do fumo em instituições psiquiátricas é frequente no país. A Lei Estadual Antifumo prevê que as restrições ao cigarro “não se aplicam às instituições de tratamento da saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico”.
Kalil Dualibi, do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina, afirma que, entre pessoas com doenças psiquiátricas, há duas vezes mais fumantes do que entre a população. “A ausência da nicotina pode aumentar a ansiedade”, diz. “O momento da internação talvez não seja o ideal para se largar o vício.”
O que dificulta o tratamento, segundo ele, é o fato de alguns pacientes não poderem usar medicamentos  típicos do tratamento ao vício, como a bupropiona.
Maria Vera Castellano, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, se diz contrária à medida. Segundo ela, estudos  da Universidade da Califórnia mostram que é possível tratar o tabagismo de pacientes psiquiátricos. “Eles não estão livres das doenças ligadas ao fumo.”
André Malbergier, coordenador do Programa de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas, diz que estudos mostram que a abstinência de cigarro pode ser benéfica ao paciente psiquiátrico. “Mas esses estudos foram feitos em instituições que oferecem um tratamento completo antitabaco”, diz.
Para ele, é necessária uma política pública para restringir o fumo nos institutos. “Há uma cultura de que o paciente pode fumar nesses locais. Então, uma nova diretriz, dando tempo às instituições, seria o caminho.”
Medida atenua sofrimento físico e psíquico, diz secretaria
A Secretaria da Administração Penitenciária afirmou, em nota, que a distribuição de cigarros na unidade prisional leva em conta “o sofrimento físico e psíquico imposto pela ausência da substância”. Segundo a pasta,  “todo um trabalho de conscientização sobre os danos causados pelo tabagismo é realizado na unidade, a fim de promover uma mudança de hábitos nos pacientes”.
A secretaria diz ainda que os pacientes recebem, sob critério médico, adesivos que minimizam a dependência. “Todas as ações estão em conformidade com a lei”, afirma a secretaria. “As dificuldades apresentadas pelos pacientes devem ser observadas e trabalhadas dentro de uma proposta terapêutica, por meios menos invasivos possíveis.”
De acordo com a secretaria, a medida tem mostrado resultados satisfatórios no combate ao tabagismo na unidade prisional. A reportagem constatou que os gastos com tabaco têm diminuído nos últimos anos.
A Secretaria Estadual da Saúde teve, até 2010, gasto semelhante ao da pasta da Administração Penitenciária. Em 2010, o gasto foi zerado. A distribuição de fumo a pacientes foi substituída por adesivos e chicletes. A pasta esclarece que, em caso de autorização médica, os pacientes ainda podem fumar cigarros fornecidos pela família, mas o estado não compra mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário