Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DORES NOS OMBROS

Adicionar legenda
Sinto dores no ombro em alguns movimentos. O que pode ser? 

Uma série de músculos é responsável pelos movimentos do ombro, mas um grupo em especial é muito importante: o manguito rotador. Ele é composto por quatro músculos chamados subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Esses músculos têm a função de iniciar os movimentos do ombro, de rodar o braço para dentro (subescapular), afastar o braço do corpo (supraespinhal) e rodá-lo para fora (infraespinhal e redondo menor). 

Deste grupo muscular, o supraespinhal é o mais "vulnerável", pois passa por um túnel chamado supraespinhal, no qual pode sofrer um atrito sob o osso do ombro quando este nasce curvado inferiormente, ou quando tem um "esporão", que se forma com o passar dos anos. Esse atrito causa inicialmente um processo inflamatório no tendão (tendinite) e na bursa (bursite), que depois pode evoluir para uma degeneração tendinosa, que o enfraquece cada vez mais, podendo chegar até a rotura do tendão, parcial ou total. 

Essa é a progressão natural da Síndrome do Impacto Subacromial para a Rotura do Manguito Rotador. Esse é o principal problema que aflige o ombro das pessoas acima de 40 anos que, quando não tratado de maneira adequada, pode evoluir para a rotura dos outros tendões do manguito rotador que, além de doer muito, prejudica a função do ombro e pode evoluir para um grave desgaste articular (artrose) irreversível. 

Ludovico Pieri Neto – ortopedista (Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário