Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS e ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO

Evidências já demonstraram que o ferro é um componente importante no desenvolvimento e no funcionamento cognitivo, neuromotor e social/emocional, porque o processo de desenvolvimento do sistema nervoso central é altamente dependente de enzimas e proteínas que contêm ferro. A deficiência de ferro em idades precoces pode aumentar o risco para doenças psiquiátricas.
Utilizando dados do National Health Insurance Database, de 1996 a 2008, crianças e adolescentes com diagnóstico de anemia por deficiência de ferro (ADF) foram identificadas e comparadas com controles da mesma idade e pareadas por sexo em uma investigação sobre o aumento do risco de transtornos psiquiátricos.
Um total de 2.957 pacientes com anemia por deficiência de ferro (ADF) e com um risco aumentado de transtorno depressivo unipolar, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, transtorno do espectro do autismo, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de tiques, atraso no desenvolvimento e retardo mental foi identificado. Um efeito em relação ao sexo foi observado, em que apenas as pacientes do sexo feminino com ADF tiveram um aumento do risco para transtorno bipolar (OR = 5,56, IC 95% = 1,98 ~ 15,70) e transtorno de tiques (OR = 2,95, IC 95% = 1,27 ~ 6,86).
No presente trabalho, observou-se que a deficiência de ferro aumenta o risco de transtornos psiquiátricos, incluindo transtornos do humor, transtorno do espectro do autismo, déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de desenvolvimento. Mais estudos são necessários para esclarecer o mecanismo da associação entre a ADF e os transtornos psiquiátricos.
Os principais autores da pesquisa, Mu-Hong Chen e Ya-Mei Bai, do Departamento de Psiquiatria da National Yang-Ming University, de Taipei, em Taiwan, encorajam os pediatras a considerarem a suplementação de ferro em crianças como possível fator de proteção contra sequelas psiquiátricas e os psiquiatras a investigarem a deficiência de ferro em pacientes pediátricos com transtornos psiquiátricos.
NEWS.MED.BR, 2013. Associação entre doenças psiquiátricas e anemia por deficiência de ferro entre crianças e adolescentes: estudo com base populacional publicado no BMC Psychiatry. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário