Publicidade de cigarro aumenta chances de adolescente começar a fumar, confirma estudo
Segundo pesquisa, quanto maior a quantidade de anúncios de cigarro que um jovem vê, mais elevado é o seu risco de se tornar um fumante
Influência: Pesquisa estabelece relação entre exposição de jovens a anúncios publicitários de cigarro e risco de iniciação no tabagismo (Thinkstock)
A cada dez anúncios publicitários de cigarro que um adolescente vê, o seu risco de começar a fumar aumenta 40%. Além disso, as chances de que ele passe a fumar diariamente se tornam 30% mais elevadas. É o que concluiu um novo estudo feito no Instituto para Pesquisa em Saúde e Terapia da Alemanha que monitorou jovens não fumantes ao longo de dois anos e meio. As conclusões foram publicadas nesta quarta-feira no periódico BMJ Open.
CONHEÇA A PESQUISATítulo original: From never to daily smoking in 30 months: the predictive value of tobacco and non-tobacco advertising exposureOnde foi divulgada: periódico BMJ OpenQuem fez: Matthis Morgenstern, James D Sargent, Barbara Isensee e Reiner HanewinkelInstituição: Instituto para Pesquisa em Saúde e Terapia, Alemanha, e outras instituiçõesDados de amostragem: 1.320 adolescentes de 10 a 15 anosResultado: Quanto mais um jovem vê anúncios publicitários de cigarro, maiores as suas chances de começar a fumar e de se tornar um fumante frequente (ou seja, que consome cigarros diariamente).
A pesquisa começou em 2008, quando 1.320 adolescentes de 10 a 15 anos de idade que nunca haviam fumado foram questionados sobre a frequência com que haviam visto os anúncios publicitários que os pesquisadores lhes mostraram. A equipe incluiu imagens das seis maiores marcas de cigarro da Alemanha e de outros oito produtos, como de chocolates, roupas, celulares e carros.
Dois anos e meio depois, os pesquisadores perguntaram a mesma coisa aos mesmos jovens. Além disso, os participantes relataram se haviam começado a fumar e, caso a resposta fosse afirmativa, com que frequência e qual a quantidade que haviam fumado desde 2008.
De acordo com o estudo, um em cada três adolescentes afirmou ter fumado nesse período de dois anos e meio, e um em dez participantes disse ter fumado no último mês. Além disso, 5% dos jovens afirmaram ter consumido mais de 100 cigarros desde o início do estudo e 5% disseram que fumavam todos os dias.
Influência dos amigos — Os pesquisadores também observaram que o fator que exerce maior influência para que um adolescente comece a fumar é ter algum amigo que fuma. Em segundo lugar está a exposição à publicidade de cigarro – e quanto maior é essa exposição, maiores as chances de o jovem começar a fumar. Os jovens que afirmaram ter visto o maior número de anúncios de cigarro demonstraram ser até duas vezes mais propensos a fumar do que aqueles que viram menos anúncios.
"Os dados desse estudo apoiam a proibição de publicidade de cigarros, pois a exposição a propagandas de tabaco pode prever a iniciação no tabagismo", afirmam os autores.
FONTE PARA A REPORTAGEM COMPLETA: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/publicidade-de-cigarro-aumenta-chances-de-adolescente-comecar-a-fumar-confirma-estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário