Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

VITAMINA D e INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS e de OUVIDO

OTITE (fonte: http://www.clinicacoser.com/veja-fotos-de/otoscopia/#10)
A deficiência de vitamina D é muito prevalente em crianças de todo o mundo. Seus efeitos incluem alterações da resposta imune e aumento do risco de infecções, mas existe pouca evidência mostrando estes efeitos em crianças em idade escolar. Para investigar esta associação entre o status de vitamina D no organismo e a morbidade a ele relacionada, foi realizado um estudo prospectivo longitudinal em Bogotá, na Colômbia.
O estudo, publicado no The Pediatric Infectious Disease Journal, mediu as concentrações de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) em uma amostra aleatória de 475 crianças (média de idade de 8,9 anos ± 1,6 anos) acompanhadas por um ano letivo. Os pais ou cuidadores foram convidados a anotar informações diárias a respeito da incidência de episódios de doença usando um diário. As concentrações de vitamina D (25(OH)D) foram classificadas em:
  • Deficientes: <50 li="" nmol="">
  • Insuficientes: ≥50 e <75 li="" nmol="">
  • Suficientes: ≥75 nmol/L.
A regressão de Poisson foi usada para estimar a incidência e os intervalos de confiança de 95% de dias de diarreiavômitosdiarreia com vômitos, tosse com febre e dor de ouvido ou eliminação de secreção purulenta pelo ouvido com febre, comparando a vitamina D deficiente e a vitamina D suficiente nas crianças. As estimativas foram ajustadas para a idade da criança, o sexo e a situação socioeconômica das famílias.
prevalência da deficiência de vitamina D foi de 10%, um adicional de 47% das crianças tinha vitamina D insuficiente. A deficiência de vitamina D foi associada ao aumento nas taxas de diarreia com vômitos e dor de ouvido/eliminação de secreção purulenta pelo ouvido com febre. Mas não foi significativamente associada à tosse com febre.
Estes resultados sugerem que a deficiência de vitamina D está relacionada ao aumento da incidência de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar. O efeito da correção desta deficiência na redução do risco destas infecções ainda precisa ser avaliado em ensaios clínicos randomizados que envolvam a suplementação da vitamina D em crianças nesta faixa etária.
NEWS.MED.BR, 2013. Deficiência de vitamina D associada ao aumento da incidência de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário