Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA e REFLUXO GASTROESOFÁGICO

Tratamento antiácido e progressão da fibrose pulmonar idiopática: uma análise dos dados de três ensaios clínicos randomizados, publicada pelo The Lancet Respiratory Medicine
O refluxo anormal do conteúdo ácido do estômago para o esôfago é comum em pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FPI) e é considerado um fator de risco para o desenvolvimento desta patologia. Estudos retrospectivos têm mostrado melhores resultados em pacientes com FPI que recebem tratamento antiácido para o refluxo gastroesofágico. O objetivo desta análise, publicada pelo The Lancet Respiratory Medicine, foi investigar a associação entre o tratamento antiácido e a progressão da fibrose pulmonar idiopática.
Em uma avaliação de dados de três ensaios clínicos randomizados, foram identificados pacientes com FPI designados a receber placebo. Formulários de relato de caso tinham sido projetados para obter prospectivamente dados sobre diagnóstico e tratamento do refluxo gastroesofágico anormal em cada estudo. O desfecho primário foi estimar a mudança na capacidade vital forçada (CVF) na 30ª semana de acompanhamento (média de follow-up) em pacientes que estavam e que não estavam usando um inibidor da bomba de prótons ou antagonistas do receptor H2 da histamina.
Os resultados mostraram que os pacientes em tratamento antiácido tiveram uma redução menor na CVF na 30ª semana de acompanhamento, quando comparados aos que não estavam tomando este tipo de medicação. 
Isto sugere que o tratamento antiácido pode ser benéfico em pacientes com FPI e refluxo gastroesofágico ácido anormal parece contribuir para a progressão da doença. 
Ensaios clínicos controlados de tratamentos antiácidos são agora necessários.
NEWS.MED.BR, 2013. Tratamento antiácido e progressão da fibrose pulmonar idiopática: uma análise dos dados de três ensaios clínicos randomizados, publicada pelo The Lancet Respiratory Medicine. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário