Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

FREEKEH: TRIGO NA MODA

17/06/2013
 às 9:10 \ nutrição

Freekeh – o grão da moda

O trigo freekeh é um cereal consumido há milênios, mas tem aparecido como novidade em restaurantes de Nova York, Londres e outras capitais da Europa. Muito usado na culinária árabe, o grão deve invadir em breve os pratos brasileiros, principalmente dos adeptos da alimentação natural. Mas será que é mesmo um alimento compensador ou apenas mais um modismo alimentar?
Confira 10 perguntas e respostas sobre o freekeh:
O que diferencia o trigo freekeh?
A colheita do trigo é feita com a semente ainda verde, o que resulta na modificação do perfil nutricional. Um estudo realizado na Universidade de Adelaide, Austrália, publicado na revistaJournal of Agricultural and Food Chemistry em 2003, concluiu que o trigo verde freekeh tem concentração de luteína e zeaxantina superior a outras fontes de trigo e massas analisadas. A oferta de luteína de zeaxantina do freekeh só é menor que a de hortaliças e frutas.
O que é luteína e zeaxantina?
A luteína e zeaxantina são carotenoides com função antioxidante – protegem o organismo da ação prejudicial dos radicais livres. Esses dois carotenoides também são os únicos presentes no olho (na mácula). A função deles é de filtrar a luz azul, que poderia causar danos aos fotorreceptores da retina. Várias pesquisas mostraram que o consumo destes carotenoides está associado a um menor risco de degeneração macular com a idade.
A degeneração macular ocorre em 30% da população acima de 75 anos. Estima-se que 2,9 milhões de brasileiros com idade superior a 65 anos apresentam degeneração macular. A boa notícia é que é possível prevenir a doença por meio da nutrição adequada. A recomendação é de 4 a 7 porções de frutas e hortaliças ao dia.
Caso não encontre o freekeh na minha cidade, quais outros alimentos são fontes de  luteína e zeaxantina?
De forma geral, os vegetais de coloração verde têm a maior concentração de luteína, a zeaxantina está presente nas frutas e vegetais de coloração amarelo-alaranjado. Fontes de luteína: couve-flor, ervilha, brócolis, agrião, couve, mostarda, melão, espinafre, repolho. Fontes de zeaxantina: gema de ovo, pimentão amarelo, milho, nectarina, laranja, papaya, abóbora.
Onde encontrar o trigo freekeh?
No Brasil o produto ainda não encontrado facilmente. Algumas lojas de alimentos e produtos árabes importam, mas em pequenas quantidades que acabam rapidamente. Algumas casas de produtos naturais nas grandes cidades tão vendem o trigo.
Como consumir?
Pode substituir o arroz ou o carboidrato de uma refeição. Também pode ser usado em saladas e sopas. Ou ainda, entrar no lugar do trigo integral em receitas. Experimente consumir em risotos, tabules e acrescentar frutas oleaginosas (lascas de amêndoas, nozes) e cebola roxa. Na culinária árabe, comumente acompanha frango. Assim como as massas, algumas pessoas preferem cozinhar o freekeh na água com sal ou com um pouco de óleo.
O trigo freekeh é fonte de proteínas?
Os pesquisadores Takruri, H.R, Humeid, M.A e Umari, M.A.H. da Universidade de Jordão estudaram o conteúdo proteico. Um estudo publicado em 1990, no Journal of Science of Food and Agriculture, mostrou que o valor proteico do freekeh era maior se  comparado com o mesmo grão na forma matura. O conteúdo proteico do trigo verde é de 12 gr em 100 gr de alimento. O arroz integral tem 7,7 gr em 100 gr de alimento.
Então é um alimento recomendado para vegetarianos?
Vegetarianos precisam de uma dieta rica em proteínas vegetais, e esse trigo é uma boa alternativa para variar a dieta.
O trigo freekeh é fonte de fibras?
Sim, é uma excelente fonte de fibras, o que ajuda a melhorar a saciedade, o que em uma dieta para emagrecimento pode ser muito útil. As fibras auxiliam na regulação intestinal e também no bom controle glicêmico (açúcar no sangue).
É importante, no entanto, não exagerar. Por mais que o alimento não ofereça gorduras,  é fonte de carboidratos, por essa razão o consumo deve ser controlado.
Em 100 gr de freekeh encontramos aproximadamente 16 gr de fibras, valor quatro vezes maior que o arroz integral, 3.9 gr de fibras em 100gr.
E vitaminas e minerais?
O grão oferece micronutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco. Assim, pessoas que apresentam restrição a potássio (pacientes com problemas renais), devem tomar cuidado.
Contém glúten?
Sim, portanto não é recomendado para pessoas que apresentam doença celíaca ou intolerância a essa proteína.
Assim como outros grãos e sementes da moda (quinoa, chia, etc), é importante enfatizar que o trigo verde deve fazer parte de uma dieta variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios à saúde. Seu consumo deve ser parte de um rodízio entre outras fontes de grãos integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário