Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

TABAGISMO: CUSTO ABSURDO

Gasto com cigarro compromete 38,7%  da renda da classe 'C'

Segundo o Ibope, o gasto supera despesas com habitação.
Em contrapartida, o número de fumantes diminuiu nos últimos 20 anos.

Do G1 Grande Minas
O designer Lucas Maia começou a fumar aos 15 anos  (Foto: Henrique Corrêa/G1)O designer Lucas Maia começou a fumar aos 15 anos (Foto: Henrique Corrêa/G1)
Os fumantes brasileiros da classe 'C' têm comprometido 38,7% da renda com o cigarro, segundo pesquisa do Ibope. O produto faz parte da cesta de produtos desses brasileiros. Porém, ainda de acordo com a pesquisa, enquanto os números de consumo crescem, a quantidade de pessoas que mantém o hábito de fumar reduz.
O instituto afirma ainda que o vício começa, geralmente, na adolescência. O designer Lucas Maia tem 29 anos e fuma desde os 15 anos e atualmente, gasta por dia R$ 10,50 com cigarros, o que representa dois maços. “Nunca fiz as contas, mas compro de um a dois maços por dia”, conta Lucas.
Ele trabalha em uma agência de publicidade e afirma que sai para fumar nos horários de almoço e café. “Dentro da agência não é permitido, e isso diminui a quantidade de cigarros”, assegura. Desde que começou a fumar, o designer diz aumentar, gradativamente, a quantidade de vezes que fuma.
De acordo com o IBGE, o gasto médio da população com aluguel, água e luz, é de 16% do total da renda, baseado em um salário mínimo. Com o uso do cigarro, comprando um maço a R$ 5,25 diariamente, ao final do mês a renda estará comprometida em 24,8%.
Alan Alves consome em média um maço de cigarro por dia (Foto: Henrique Corrêa/G1)
Alan Alves consome em média um maço de cigarro por
dia (Foto: Henrique Corrêa/G1)
“Como o gasto não é feito de uma só vez, nem percebo”, conta o consultor de telecomunicações Alan Alves. “Fiquei sem fumar por um ano, mas voltei”, afirma. Hoje, o consultor consome em média um maço por dia.
Segundo o psicanalista Jonas de Almeida, que atende pacientes fumantes, o consumo está ligado muitas vezes a questões emocionais. “O cigarro demonstra que a pessoa não está bem. Ela está usando para substituir algo ou criar uma sensação”, diz.
O número de fumantes tem diminuído
Segundo dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, nos últimos 20 anos, a quantidade de brasileiros que fumam caiu de 35% para 17,2%. A razão para a queda pode estar na restrição de propagandas e nos locais antifumo.
Outro fator que pode ajudar é o aumento no preço. O valor do cigarro, em 2012, subiu 16% em 20 estados do Brasil. “Se subir muito vai ajudar para uma nova parada”, garante Alan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário