Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AMIGOS e NEGÓCIOS

Amigos, amigos, negócios à parte
As pessoas são mais propensas a perdoar deslizes dos seus amigos. Mas o que leva alguém a perdoar esses deslizes quando eles acontecem no meio profissional?
Um estudo realizado pelos pesquisadores chineses Lisa C. Wan (da Universdade de Lingnan), e Michael K. Hui e Robert S. Wyer (da Universidade de Hong Kong) teve como objetivo analisar as reações de pessoas quando confrontadas com deslizes profissionais de amigos e de sócios.
“Existe uma crença comum de que amigos são frequentemente tolerantes às transgressões um do outro. Surpreendentemente, nossa pesquisa indica que amizade nem sempre mitiga reações negativas a uma falha de serviço”, dizem os autores.
Os pesquisadores fizeram quatro experimentos e descobriram que as pessoas reagiam mais negativamente a uma falha de serviço quando feita por um amigo. Quando a pessoa provendo o serviço não era um amigo, o cliente mostrava ser mais tolerante, porque se colocava no lugar da pessoa e pensava em suas próprias obrigações.
Os autores acreditam que "apesar de indivíduos em amizades serem tipicamente retratados como carinhosos e compreensivos quando seus parceiros cometem erros, essa observação ignora o fato de que indivíduos em relacionamentos assim também esperam que seus parceiros se preocupem com eles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário