Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CORRIDA CONTRA O CÂNCER

Uma das doenças mais temidas atualmente, independentemente do diagnóstico, o câncer tem prevenção. Requer esforço, mas é possível, garantem diversos estudos realizados por cientistas ao redor do mundo, que apostam nos exercícios físicos como uma arma que pode ajudar a evitar diversas variações da doença. Metade das mortes causadas pela doença poderia ser evitada pela prática regular de atividades físicas, segundo a American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer).
A lógica é que quanto mais cedo começar, maiores serão os benefícios e menores os riscos de câncer. Ainda assim, deixar o sedentarismo de lado tem vantagens em qualquer idade.
A seguir, você confere sete tipos de câncer que podem ficar bem longe do seu corpo na medida em que você o exercita.
Câncer Endometrial - Uma pesquisa da Yale School of Public Health (Faculdade de Saúde Pública de Yale) descobriu que mulheres que praticavam 150 minutos (2,5 horas) de exercícios de intensidade moderada a vigorosa tinham uma redução de 34% nas chances de desenvolver câncer endometrial, comparadas a suas colegas sedentárias. E não para por aí. Mulheres que tinham um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 25 – pessoas com IMC maior que este valor são consideradas obesas – tinham o risco reduzido em 73% comparadas a sedentárias com IMC superior a 25. E embora o IMC tenha representado seu papel no câncer endometrial, mulheres obesas, se fisicamente ativas, tinham o risco reduzido em 52%.
Câncer Colorretal - Cientistas acompanharam 55.487 homens e mulheres que nunca haviam apresentado diagnóstico de câncer, de 50 a 64 anos, nas cidades de Copenhagen e Aarhus, na Dinamarca, para avaliar os índices de câncer colorretal. Durante o tempo de pesquisa, o risco de câncer foi associado ao estilo de vida de cada indivíduo, levando em consideração cinco fatores fundamentais para a saúde: a alimentação, o nível de atividade física, a ingestão de bebida alcoólica, o consumo de tabaco e a circunferência da cintura. Os pesquisadores concluíram que manter estes fatores em dia com as recomendações médicas reduz significativamente o risco de câncer colorretal. Nos indivíduos estudados, 23% dos casos de câncer colorretal que surgiram (678 homens e mulheres contraíram a doença) podem ser atribuídos à falta de aderência às recomendações no que diz respeito aos cinco fatores citados. O estudo foi publicado no British Medical Journal (Jornal Médico Britânico).
Câncer de Próstata  - Um estudo, publicado no European Journal of Epidemiology (Jornal Europeu de Epidemiologia) foi realizado na China para investigar a associação entre exercícios físicos e câncer de próstata. Um total de 130 pacientes com câncer e outros 274 indivíduos sem a doença foram entrevistados. Dentre as informações coletadas, estava o tipo, intensidade e duração de vários exercícios físicos. Os resultados mostraram que a quantidade de atividade física moderada era inversamente proporcional ao risco de câncer de próstata. O estudo sugere, portanto, que praticar atividade física moderadamente pode ajudar a evitar esta variedade de câncer.
Câncer de Mama - Segundo um estudo publicado no periódico Breast Cancer Research (Pesquisa do Câncer de Mama), mulheres com histórico da doença na família podem ter o risco de desenvolver câncer de mama diminupido em 25% com a prática de 20 minutos de atividade física moderada a vigorosa, todos os dias pelo menos 5 dias por semana. À prática dos exercícios, deve estar aliada uma dieta equilibrada, o não uso de bebida alcoólica e cigarro e demais hábitos saudáveis.
Câncer de Pulmão - Cientistas da University of Minnesota deram a 36.929 mulheres de que nunca haviam tido câncer um questionário que abordava atividade física, tabagismo, IMC e outros fatores relacionados ao estilo de vida. Então, elas foram acompanhadas, em 2002, para medir sua incidência de câncer. Aquelas que tinham maiores níveis de atividades físicas tinham menos chances de desenvolver câncer de pulmão. Os pesquisadores concluíram que exercícios físicos podem reduzir as chances de câncer de pulmão em mulheres que ainda fumam ou em ex-fumantes.
Câncer nos Ovários - Um estudo publicado no periódico Cancer Causes and Control (Causas e Controle do Câncer) sugere que exercícios físicos podem evitar também o câncer nos ovários. 812 mulheres com câncer ovariano foram entrevistadas entre 2002 e 2005, assim como 1.313 outras participantes sem a doença. As mulheres engajadas em atividades físicas mais intensas se mostraram menos propensas a desenvolver o câncer comparadas àquelas que não tinham uma rotina regular de exercícios.
Câncer Gástrico - Uma pesquisa apresentada no periódico Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention (Biomarcadores e Prevenção da Epidemiologia do Câncer) indicou que exercícios físicos pelo menos a nível moderado e recreativo podem diminuir em até 50% o risco de câncer no estômago. O estudo foi feito no condado de Nord-Trondelag, na Noruega, acompanhando 73.133 indivíduos. 313 desenvolveram câncer gástrico. Os cientistas indicam atividades físicas como uma forma de se proteger contra o câncer e apontam o estilo de vida sedentário como um vilão que contribui para o surgimento da doença.
Se você já tem o hábito de se exercitar, parabéns! Caso contrário, é hora de tirar o par de tênis do fundo do armário e sair para uma caminhada, se matricular na academia ou em algum esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário