Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FARINHA DE TODOS OS TIPOS

TORRANDO FARINHA DE MANDIOCA
PIADINHA DE NORDESTINO:
Ôo, hômi!
 Cê gosta de "mulé"? - NOSSA!
E de farinha? - VÍIIXE!
Se você é atento, já deve ter notado a quantidade de farinhas cada vez mais comuns no supermercado. É possível comer uma farinha com iogurte, outra que deve ser usada sobre a comida, algumas que substituem a farinha branca em pães e mesmo aquelas que devem ser batidas com leite para se transformar em um “shake nutritivo”.
Todos esses produtos, independentemente da composição, sempre se valem dos atrativos da alimentação saudável. Alguns podem auxiliar na diminuição da fome e até mesmo ajudar no combate ao sobrepeso. "Porém, o grande segredo é que essas farinhas só serão eficazes se combinadas a uma dieta adequada.“
A ideia desses produtos é muito boa, porque são farinhas ricas em fibras, vitaminas e minerais, algumas ainda em ômega-3.
Ajudam a combater o sobrepeso de forma saudável, sem comprometer a saúde, saciam a fome e ainda equilibram o metabolismo, reduzindo a absorção de açúcar e gordura pelo organismo. Além disso, regulam o apetite, pois atrasam o esvaziamento gástrico e eliminam as toxinas responsáveis em dificultar o emagrecimento”, explica Camila Lemos, profissional especializada em nutrição esportiva.
Mas é preciso atenção para começar a utilizar esse tipo de alimento. “Para tornarem-se saudáveis, as farinhas devem ser usadas com consciência, pois não existem milagres quando se fala em emagrecimento. De nada adianta comer uma feijoada acompanhada de uma colher de farinha”, explica Camila.
Para se obter o efeito esperado, aponta a especialista, é preciso cortar os exageros à mesa. O ideal é procurar por uma orientação nutricional e, para potencializar a perda de peso, praticar exercícios físicos regularmente. O importante é saber que se não houver mudanças de hábitos de vida, a farinha de nada adiantará.
Para obter os melhores resultados, você deve escolher uma farinha e consumi-la diariamente in natura, mas sem exageros, para que as fibras não causem efeito contrário, dificultando o funcionamento intestinal. Também não se esqueça de ingerir a quantidade adequada de água.
Alguns tipos de farinhas
Camila Lemos explica os benefícios das farinhas mais populares nos mercados:
Farinha de maracujá – rica em pectina, presente na casca, impede a absorção da gordura. No estômago, a pectina se transforma em gel, causando sensação de saciedade por mais tempo.
Farinha de banana-verde – é capaz de diminuir a carga glicêmica das refeições, evitando os picos de açúcar no sangue e consequente produção de insulina. Possui amido resistente que, no intestino, alimenta as bactérias do bem, acelerando a perda de peso.
Farinha de linhaça – rica em ômega-3, possui ação anti-inflamatória e interfere na leptina, hormônio responsável pelo equilíbrio do apetite.
Farinha de berinjela – rica em fibras, aumenta a saciedade.
Farinha de frutas e cereais – é um mix feito de cascas de uva e maçã e sementes de linhaça. Como já dito, a linhaça regulariza a produção de leptina, que controla o apetite e, ainda, equilibra os níveis de insulina do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário