Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ALONGAMENTOS e LESÕES

É normal que pessoas façam alongamentos antes de realizarem atividades físicas. Essa é uma recomendação dada como uma forma de evitar lesões. Porém um novo estudo mostra que alongamentos podem não proteger o corpo.
O estudo incluiu 2.729 pessoas que corriam 16 km ou mais por semana. Metade desse grupo foi selecionado aleatoriamente e recebeu instruções para fazer alongamentos antes da corrida. Os participantes restantes não se alongaram antes de correr. Daniel Pereles, autor do estudo, é um cirurgião ortopedista no Montgomery Orthopedics (EUA).
Ele, como corredor, esperava que os resultados mostrassem que os alongamentos poderiam prevenir lesões. Mas não houve grande diferença entre o tipo de lesões sofridas pelos participantes que alongaram e os que não fizeram o mesmo. “No entanto, nós descobrimos que o risco de lesão foi o mesmo para homens e mulheres, eles sendo ou não corredores com milhagem alta ou baixa e em todos os grupos de idade. Mas, o quanto maior a milhagem corrida ou mais pesado e velho o corredor fosse, mais provável era que ele ou ela se machucasse,” ele diz.
Os machucados mais comuns sofridos pelos participantes foram distensão na virilha e lesões nos pés, tornozelo e joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário