Equipamento tritura e esteriliza os materiais, reduzindo-os a uma espécie de serragem |
Um equipamento que promete transformar o lixo hospitalar em lixo comum, com benefícios ambientais e financeiros, foi apresentado ontem em Curitiba. Desenvolvido por uma empresa italiana, o Newster 10 tritura e esteriliza os materiais, reduzindo-os a uma espécie de serragem que pode ser colocada em aterros ou incinerada.
''Vem resolver um grande problema nosso'', afirmou o diretor-presidente do Hospital Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, José Lazarotto de Melo e Souza, onde o primeiro aparelho foi instalado. De pequeno porte, o hospital produz cerca de oito mil quilos de lixo por mês.
Segundo o diretor comercial da Newster, Luciano Orlandi, a máquina é resultado de dez anos de estudos e hoje há 300 equipamentos espalhados em 22 países. No Paraná, onde a distribuidora Traadex já conseguiu todas as licenças necessárias, a estimativa é de que cada aparelho custe cerca de 220 mil euros, incluída a manutenção por dois anos.
O esterilizador possui um rotor equipado com lâminas que desintegram e aquecem os resíduos por meio de impactos e atritos. De acordo com os técnicos, quando a temperatura chega a 150ºC, a massa é borrifada automaticamente com injeções de água vaporizada, garantindo o processo de esterilização, com decomposição de proteínas e ruptura de membranas celulares. Depois de 30 minutos, o material fica semelhante à serragem desidratada, com redução em cerca de 70% no volume e em 30% no peso. A máquina tem capacidade de processar 30 quilos de lixo a cada hora.
A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba informou que cada hospital da capital paranaense é responsável pela destinação de seus próprios resíduos, cabendo ao órgão público apenas a fiscalização. Em razão disso, a assessoria do órgão não soube informar quanto de lixo hospitalar é produzido na cidade.
(Fonte: Evandro Fadel-Agência Estado/ http://www.bonde.com.br/folhadelondrina/folha_form.php?oper=imprima&id=3821&dt=20110212)
Nenhum comentário:
Postar um comentário