Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

DENTES

Dente quebrado
Guarde o pedaço que caiu em soro fisiológico. Assim ele se mantém hidratado e pode ser reaproveitado. Se na hora da fratura houve sangramento, mantenha a área limpa para evitar que bactérias se concentrem ali. “Coloque uma gaze embebida de água filtrada no local”, diz Marcelo Falsi, dentista da Clínica DF Odonto, em São Paulo.
Obturação descolada
Não coma alimentos muito quentes ou muito frios para não sentir (mais) dor. Nem mastigue com o dente danificado: forçá-lo pode aumentar o estrago. Limpe bem a boca com fio dental, escova e pasta para não dar chance para um resto de comida sobrar ali. Do contrário, pode infeccionar.
Gengiva sangrando
“Mais de 80% das pessoas que vão ao dentista por causa de dor na gengiva têm um problema preexistente”, afirma Falsi. Normalmente, é placa bacteriana. Até o soar do motorzinho no consultório, reforce a limpeza. Sim, pode usar fio dental: isso não piora o machucado. Porém não acrescente produtos para bochecho. Segundo Falsi, eles até diminuem o sangramento, mas mascaram sintomas e dificultam o diagnóstico.
Dor de dente
Anti-inflamatórios não são bem-vindos: “Podem tornar um problema de canal mais agudo”, explica Falsi. Ligue para seu dentista e pergunte qual analgésico deve tomar até a consulta chegar. Mas nesse meio-tempo desmarque viagens de avião. Lá no alto, a pressão dentro do dente é maior, o que pode transformar uma simples dor num tormento sem fim.
(Fonte: Sofia Solves 11h42 08/02/2011 - http://menshealth.abril.com.br/saude/saude/dente-e-role/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário