Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

JOANETES

Um novo estudo realizado na Austrália e no Reino Unido mostrou que os joanetes causam mais problemas em mulheres e em idosos e podem causar, além de dores físicas, prejuízos na vida social e na saúde mental dos pacientes. As descobertas serão publicadas na edição de março da revista científica Arthritis Care & Research.
O joanete é a consequência de um problema conhecido como hallux valgus, quando ocorre um desvio na posição do dedo grande do pé. Em resumo, a base do dedo fica para fora e a ponta vai para dentro. Com isso, ocorre uma inflamação dolorosa do saco de líquido (bursa) na base do famoso dedão. O uso de calçados desajustados e o histórico familiar explicam a origem do problema.
Para estudar a prevalência e os fatores que levam à formação de joanetes, cientistas da Universidade La Trobe em Melbourne, na Austrália, e da Universidade Keele, no Reino Unido, avaliaram 2.831 participantes com 56 anos de idade ou mais. Os resultados mostraram que 36% das pessoas sofriam joanetes, principalmente idosos e mulheres.
Os cientistas estabeleceram níveis de gravidade do joanete baseado no ângulo de inclinação da deformação.
Os resultados mostraram ainda que a prevalência de joanete foi maior em mulheres e aumentava com a idade. Dores em outras partes do corpo também foram associadas ao aumento da gravidade do joanete.
Segundo os cientistas, os problemas vão além da dor local e chegam a afetar a saúde geral, a vitalidade, a vida social e a saúde mental das pessoas.
De acordo com Hylton Menz, um dos autores do estudo, apesar de os casos mais graves ocorrerem em mulheres e nos mais velhos, as consequências desses casos são as mesmas, independentemente de idade, sexo, nível escolar e IMC.
- Nossos resultados indicam que a hallux valgus é uma deformação muscular e esquelética que afeta a saúde global da pessoa. As cirurgias de correção são mais efetivas do que as simples medidas que apenas aliviam as dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário