Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ENCRUZILHADAS DA VIDA

Pesquisas mostram que ainda hoje, em pleno século XXI, um grande número de jovens se mostra alheio ao risco de certos velhos hábitos, como o do cigarro, do sexo sem proteção ou mesmo à exposição ao sol, sem o uso de protetores solares.
Para os pesquisadores do Núcleo de Divulgação do programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que nos últimos anos têm se dedicado a estudos sobre o conhecimento de jovens sobre câncer e fatores de risco, esses resultados motivaram a publicação do livro Encruzilhadas – o jogo da sua vida. Os 600 exemplares da edição serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas de escolas da rede pública e também a instituições de saúde que solicitarem um exemplar (pelo telefone 3104-4033 ou pelo e-mail oncobiologia@gmail.com).
Já de saída, os autores vão avisando que se trata de um livro diferente. Financiado com recursos do edital de Apoio ao Material Didático, da FAPERJ, ele mostra, ao estilo de um jogo de RPG, o transcurso de um ano na vida dos jovens, entre o vestibular e os primeiros meses de faculdade. É um ano cheio de decisões a tomar. E cada uma dessas decisões leva a outras escolhas igualmente significativas para o futuro de nosso jovem leitor/personagem. Mas, ao contrário do que se pode esperar, aqui não há alusões a doenças ou a fatores de risco. Apenas escolhas entre comportamentos bastante usuais. No barzinho, ficar na segunda cerveja, ou beber durante a noite toda? E, na praia, usar ou não protetor solar? Nos esportes da escola, tornar-se atleta ou ficar na arquibancada, torcendo? Dependendo de cada escolha, no final, o leitor/personagem somará mais ou menos pontos que poderão ser avaliados como sua maior ou menor propensão a expor-se a fatores de risco, seu maior ou menor risco de desenvolver problemas futuros.
"Como o livro é direcionado a jovens, queríamos passar longe da concepção de dor e sofrimento que sempre é associada ao câncer. Por isso, na narrativa, os fatores de risco aparecem de forma bastante disfarçada. Não queremos que nosso leitor fuja da leitura", fala Claudia Jurberg, que com um grupo de alunos do programa de Oncobiologia – Gabriel Machado, Eduardo Salustiano, Tainá Rego e Marina Verjovsky – foi uma das autoras, encarregadas de elaborar as situações narradas.
Encruzilhadas – o jogo da sua vida é o terceiro produto motivado em pesquisas realizadas pelos pesquisadores do programa de Oncobiologia.
Em 2008, por exemplo, depois de constatar que o nível de informação sobre o vírus do papiloma humano (HPV) era bastante baixo entre os 433 jovens do ensino fundamental, médio e superior de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, que participaram da pesquisa, o grupo produziu e divulgou no site You Tube, na Internet, um vídeo explicativo, em animação, sobre as formas de contágio e os meios de prevenção contra o HPV.
No ano seguinte, 2009, a enquete sobre os perigos do cigarro, realizada em dois grupos de nível socioeconômico bastante diverso – 200 jovens da comunidade CCPL, em Manguinhos, localizada no entorno da Fiocruz, e igual número de estudantes de Biomédicas, da própria UFRJ e de outras instituições de ensino superior brasileiras – teve resultados praticamente idênticos: mesmo sabendo genericamente sobre esses riscos, mais de 90% dos dois grupos desconhecem que o fumo pode levar à impotência e a partos prematuros, por exemplo.
No verão de 2010, questionários sobre exposição solar e câncer de pele, aplicados em três praias diferentes – Barra da Tijuca, Ipanema e Flamengo –, com 900 pessoas, também preocuparam os pesquisadores. "Poucos souberam identificar os perigos de mudanças em manchas ou pintas de pele, saber que quando mudam de cor ou sangram pode ser um indício de câncer", explica.
Em Encruzilhadas, somente no final, quando o leitor/jogador somar os números de suas decisões é que verá não só uma análise de suas escolhas – se tem alto ou baixo risco de problemas futuros – mas também explicações sobre câncer e fatores de risco. "A ideia é alertá-los de que, embora a maioria não acredite, é nessa fase de vida que adotamos hábitos que podem ter repercussões no futuro", alerta.
Por isso mesmo, e para ampliar a divulgação desse tipo de informações, a equipe planeja a criação do Museu Virtual Lúdico sobre Câncer e Fatores de Risco. Ou seja, disponibilizar todas essas informações na forma de vídeos, jogos e textos. "Queremos difundir cada vez mais esse conhecimento, evitando principalmente o pensamento de câncer como sentença de morte, e colocando ênfase na prevenção de fatores de risco", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário