Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CARECAS AO SOL

A calvície no homem é de origem hormonal e genética, daí o termo científico para o problema – alopecia (perda de cabelo) androgenética. Nos homens com predisposição à calvície, as regiões lateral e frontal da cabeça têm mais receptores celulares que se ligam ao andrógeno, hormônio sexual responsável pela queda ou afinamento dos fios. O problema tende a aparecer na puberdade, quando a produção do hormônio se intensifica.
Sempre protegido
“O cabelo é o protetor natural da cabeça, logo, quem não tem cabelos deve passar protetor solar nessa área para evitar queimaduras e outras doenças que são comuns em calvos que não se protegem. Entre elas estão as lesões pré-cancerosas, as chamadas ceratoses solares, que provocam vermelhidão, escamas e que podem evoluir para o câncer de pele”, explica o médico dermatologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jesus Santamaría.
Prefira os produtos que protegem tanto contra os raios UVB (que causam queimaduras) quanto UVA (mais ligados ao câncer de pele e ao envelhecimento), e reaplique o filtro a cada uma hora, ou após entrar na água ou suar. O recomendável é usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30, mas como a exposição ao sol é mais direta na cabeça, o ideal é dobrar o fator e usar FPS 60 nos dias de mais sol.
Oleosidade
O hormônio ligado à calvície é também responsável por aumentar a produção da glândula sebácea – ou seja, deixar o cabelo mais oleoso, daí a explicação, de acordo com Santamaría, para o fato de, em geral, os homens terem o cabelo e o couro cabeludo mais oleosos. Por isso, o melhor é evitar protetores solares com óleo, para não agravar o problema. A melhor opção são os produtos oil-free, com gel ou de spray.
Chapéu e boné
O uso de chapéu ou boné é indispensável nos horários de sol mais forte e mormaço. Os acessórios protegem melhor contra os raios, que incidem perpendicularmente sobre a cabeça e, portanto, com maior intensidade do que no resto do corpo. Mas atenção aos que não são totalmente carecas: evite abafar os fios que ainda restam, pois o suor pode irritar o couro cabeludo e levar a uma dermatite seborreica.
Hora certa
Evite tomar sol durante o horário de verão entre as 11 e as 17 horas, quando os raios solares são mais intensos e causam mais estragos à pele, como queimaduras, envelhecimento das células e até lesões que podem evoluir para o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário