Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CUIDADOS COM A ÁGUA QUE VOCÊ TOMA


VERÃO EM CAIOBÁ (Mun. de Matinhos - Pr)



Com a chegada da temporada de verão, quem vai passar as férias no litoral precisa ficar atento com o que consome. Ingerir água contaminada pode causar doenças como hepatite A, parasitoses e infecções intestinais que provocam desidratação e pode levar ao internamento.
Um dos problemas é que a casa da praia fica fechada por vários meses e a limpeza da caixa d’água nem sempre é lembrada pelos veranistas. José Luis Andrade Neto, diretor científico da Sociedade Paranaense de Infectologia, alerta que as pessoas chegam à casa de praia e se esquecem de fazer a limpeza da caixa d’água. “A higiene é suficiente para manter a água tratada”, ressalta o médico.
E não é só a água do reservatório de casa que pode conter contaminação, a água comprada em garrafinhas na praia, galões e até mesmo o mar podem causar infecções no estômago e intestino. É preciso manter a higiene no depósito onde as garrafas d’água ficam armazenadas. Caso o veranista duvide da limpeza da garrafinha, lavá-las com água e sabão é o suficiente. “Não é necessário usar produtos químicos para a limpeza”, explica Neto.
O galão d’água também necessita dos mesmos cuidados assim como os utensílios de cozinha como jarras, vasilhas e copos onde a água é depositada para o consumo.
O médico ressalta que a limpeza desses objetos que geralmente ficam guardados durante muito tempo precisa ser feita com água, sabão ou detergente. “Muitas vezes a água é boa, mas o recipiente está contaminado”, alerta Neto.
O banho de mar também necessita cuidados. É necessário ficar de olho nas bandeiras de sinalização de balneabilidade nas praias e só tomar banho nos lugares em que a água não seja imprópria para uso.
(Fonte: Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/verao/saude/conteudo.phtml?tl=1&id=1078314&tit=Cuidado-com-a-agua-que-voce-toma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário