Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

DOENÇA RENAL CRÔNICA e COLESTEROL

O estudo denominado “The Study of Heart and Renal Protection (SHARP)” concluiu que cerca de um quarto de todos os ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (derrames) e cirurgias para desobstrução arterial podem ser evitados, em pessoas com doença renal crônica, usando-se a combinação dos medicamentos ezetimiba e sinvastatina para reduzir os níveis de colesterol sanguíneo.
O estudo SHARP envolveu 9.500 voluntários, portadores de doença renal crônica, com 40 anos ou mais, recrutados de 380 hospitais em 18 países diferentes. Os voluntários foram randomizados para receber ou uma terapia combinada para redução dos níveis de colesterol com 10 mg de ezetimiba e 20 mg de sinvastatina diariamente, ou placebo por uma média de cinco anos.
Os principais resultados mostram que a terapia com os dois medicamentos reduz o risco de ataques cardíacos, derrames e operações para desobstrução arterial em cerca de 25% das pessoas com doença renal1 crônica, independentemente da gravidade de sua doença.
Esta terapia combinada reduz o risco de maneira segura e pode ser particularmente boa para pacientes renais, uma vez que evita a possibilidade de efeitos adversos com doses altas de estatinas.
Não houve suporte às preocupações anteriores com o ezetimibe em relação aos possíveis efeitos adversos sobre o câncer e nenhuma evidência de aumento do risco para problemas musculares ou hepáticos.
Fonte: SHARP – Study of Heart and Renal Protection
NEWS.MED.BR, 2011. Redução do colesterol beneficia pacientes com doenças renais crônicas reduzindo em 25% o risco de doenças cardíacas e derrame, mostram os resultados do estudo SHARP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário