Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

FUMO: SERVIDÃO MODERNA E VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS‏


Correspondência recebida da ALIANÇA DE CONTROLE DO TABAGISMO - ACT
" O Guilherme Eidt, coordenador de advocacy da ACT, disponibilizou uma pesquisa que ele fez sobre as violações de direitos humanos na fumicultura. O livro é de 2005, foi publicado pela organização Terra de Direitos, e está disponível em nosso site, no link
A pesquisa teve como objetivo investigar violações aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais na cadeia produtiva do tabaco, bem como indicar iniciativas de emancipação dos fumicultores frente às indústrias fumageiras.
Ela aponta o significado do cultivo do tabaco para a economia brasileira e para a doméstica, traçando um paralelo entre os danos sociopsicológicos dos pequenos agricultores e o quadro de suicídios acima da média nas regiões produtoras de fumo; expõe os termos contratuais impostos pelas indústrias transnacionais do tabaco e o ciclo produtivo da plantação, além de trazer considerações teóricas e práticas que indicam ser esta uma questão de justiça ambiental.
Com tantas informações sendo divulgadas erroneamente sobre a regulação de produtos de tabaco, vale a pena conhecer este estudo."
Anna Monteiro - Diretora de Comunicação - mailto:anna.monteiro@actbr.org.br
(21) 2255-0630, 7864-3970
(Fonte: REDE ACT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário