Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

TROCA DE GORDURA SATURADA POR POLIINSATURADA

PEIXE: FONTE DE GORDURA POLIINSATURADA
As recomendações atuais alertam sobre a relação entre a redução de gorduras saturadas na dieta e a diminuição do risco para doenças coronarianas. Observações recentes avaliaram esta conclusão. O estudo de revisão foi publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition (AJCN).
Especialistas revisaram as evidências sobre a substituição de ácidos graxos saturados para reduzir o risco de doenças coronarianas e concluíram que: 1) as evidências de estudos epidemiológicos e clínicos são consistentes em dizer que o risco para as doenças coronarianas é reduzido com a substituição de ácidos graxos saturados pelas gorduras poli-insaturadas; 2) em populações que consomem uma dieta ocidental, a substituição de 1% da energia obtida dos ácidos graxos saturados pelas gorduras poli-insaturadas reduz o colesterol  LDL e parece diminuir a incidência4 de doenças coronarianas em mais de 2-3%; 3) nenhum benefício claro foi observado na substituição de carboidratos por ácidos graxos saturados, embora haja vantagens se o carboidrato ingerido não for refinado e tiver baixo índice glicêmico; 4) as evidências são insuficientes para julgar a substituição de gorduras saturadas1 por gorduras monoinsaturadas na redução do risco de doenças coronarianas; 5) os efeitos de um alimento no risco para doenças coronarianas não pode ser previsto somente pelo seu conteúdo de gordura saturada6 porque outros componentes podem influenciar o risco para estas doenças, tanto positivamente quanto negativamente.
Novas pesquisas são necessárias para comparar formas específicas de carboidratos e o risco de doenças coronarianas, e avaliar a substituição de alimentos específicos por alternativas adequadas.
Fonte: American Journal of Clilnical Nutrition - volume 93 de abril de 2011

OUTRAS INFORMAÇÕES
GORDURA SATURADA
As moléculas de gordura são formadas de cadeias de átomos de carbono com pares de átomos de hidrogênio ligados. Por razões químicas, biológicas e antropológicas complexas, muitas pessoas (especialmente no hemisfério ocidental) acham o sabor da gordura saturada excepcionalmente delicioso. Leite integral, sorvete, manteiga e carnes suculentas são fontes riquíssimas de gordura saturada.  Ela também provoca o aumento do colesterol LDL, o tipo "ruim" que se aloja nas artérias e aumenta o risco de doença cardiovascular.
GORDURA POLIINSATURADA
A margarina, alguns tipos de óleos vegetais (incluindo os óleos de milho, girassol e soja) e o peixe são fontes de gorduras poliinsaturadas, formadas de cadeias de carbono com várias ligações duplas. As gorduras poliinsaturadas são extremamente benéficas à saúde.
Os ácidos graxos ômega 3 presentes no óleo de peixe parecem ser bons para o coração. Provas sugerem que eles diminuem o risco de morte cardíaca súbita (causada por arritmias - ritmo instável do coração), além de baixar o colesterol e os triglicerídios.
(Fonte:  Timothy Gower - Escritor freelance e autor de vários livros. Seus trabalhos foram publicados em muitas revistas e jornais, incluindo Prevention Health, Reader´s Digest, Better Homes and Gardens, Men´s Health, Esquire, Fortune, The New York Times e The Los Angeles Times/            http://saude.hsw.uol.com.br/diabetes-proteina-gordura1.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário