Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

FUMO DE TERCEIRA-MÃO: crianças afetadas

Um estudo demonstra que bebês que dormem com os pais fumantes apresentam níveis de nicotina alto em seu corpo.
A pesquisa realizada pela Sense Primaria Atencio programa Fum no Departamento de Saúde da Generalitat da Catalunha (governo regional da Catalunha), publicada no BMC Public Health mostra que bebês que dormem no mesmo quarto que seus pais apresentam níveis de nicotina, três vezes superiores aos que dormem em outro quarto.
Estes números mostram que eles sofrem do que é conhecido como "fumo de terceira mão" ou em outras palavras, as partículas de fumaça prejudiciais que impregnam a pele de seus pais, roupas e cabelo.
A pesquisa envolveu a participação de 96 centros de atenção primária à saúde na Catalunha. Os especialistas entrevistaram os pais de 1.123 bebês (menores de 18 meses de idade), que tiveram pelo menos um dos pais fumantes. Eles analisaram amostras de cabelo de 252 bebês, a fim de determinar seus níveis de nicotina, e foram realizadas visitas de acompanhamento aos três e seis meses depois.
As declarações do pais em grande parte coincide com os resultados obtidos a partir da análise do cabelo; 73% dos adultos disseram ter fumado ou permitido fumar em suas casas e 83% dos cabelos analisados apresentaram altos níveis de nicotina.
Fonte: Medical News Today - 29 mar 2011 Link: http://bit.ly/eAR7ex
(Fonte: http://sn119w.snt119.mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0 - ash.daily news - 29.03.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário