Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

APOIO A CONSULTA PÚBLICA - ANVISA - TABACO


Compartilhando problemas e solicitando apoios: correspondência recebida há pouco. Leiam e, por favor, manifestem-se.
"Prezados Amigos (as),
Elaboramos este abaixo-assinado no formato de petição pública para ser enviado à ANVISA até o dia 31 de março, data final da consulta pública 112-2010, a seguir tem o texto básico para que possamos multiplicar os esforços divulgando e obtendo o máximo de assinaturas favoráveis, sugiro que copiem e enviem em seus e-mails para os respectivos contatos. É fundamental que nos mobilizemos, a indústria através de seus prepostos e representações de fachada já tem iniciativas similares utilizando a rede.

Acabei de ler e assinar esta Petição Pública na forma de abaixo-assinado on-line: «Pela Proibição dos Aditivos / Aromatizantes nos Derivados de Tabaco: Apoio a Consulta Pública da ANVISA 112/2010»
Pessoalmente, concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar e dar a sua contribuição para fortalecer as ações de controle do tabaco no Brasil.
Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos e recomende que eles também sejam favoráveis a esta consulta pública da ANVISA.
Uma nota sua no e-mail que envia aos seus amigos pode fazer a diferença para um abaixo-assinado de grande sucesso.
Todos nós podemos ajudar a promover o abaixo-assinado, e agora é sua vez, o outro lado já está se movimentando para barrar as medidas de controle do tabaco prescritas pela Convenção Quadro da OMS.
O poder da Internet está em suas mãos! Esta é uma ação de cidadania, de prevenção da saúde, de promoção da vida!
Obrigado.
Alberto José de Araújo
Presidente da Comissão de Tabagismo - SBPT
SEPS 714/914 - Bloco E - Sala 220/223
Asa Sul - Brasília/DF - 70390-145
Fone/fax: 0800 61 6218

Diretor do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo
Instituto de Doenças do Tórax - HUCFF/UFRJ
Fone: (21) 8108-5839 * (21) 2562-2195
Skype: alberto.nett
E-mail: alberto.nett@gmail.com

(Fonte: Rede ACT)

10 comentários:

  1. o fumo sera produzido em qualquer outro pais
    para nos se o fumo acabar so vai gerar desemprego e uma grande perda economica tanto para quem produz o fumo quanto para o comercio local e regional ate mesmo para o pais que vai deixa de arrecadar milhoes em impostos E COM CERTEZA VAI OBRIGAR MILHOES DE FAMILIAS SAIR DE SUAS PEQUENAS PROPRIEDADES EM DIREÇAO AS GRANDES CIDADES AUMENTANDO MUITO MAIS OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE JA NAO SAO POUCOS.
    a pequena propriedade depende muito dessa cultura e acho muito errado proibir o fumo em geral, enquanto as drogas como maconha, cocaina,crak,extaze e muitas outras continuam matando muito mais causando violencia assaltos,sequestros,roubos etc....
    por isso sou contra as portarias 112e117 por que acho totalmente desnecessario essas açoes porque se nao produzirmos o fumo o mesmo sera contrabandeado e os prablemas de saude continuarao,so vamos perder a os empregos,a renda e os impostos que provinham da cultura.
    NAO VAI SER PROIBINDO A PRODUÇAO QUE VAMOS EVITAR O CONSUMO!!!!!PENSE NISSO 180 MILHOES DE FAMILIAS DEPENDEM DESSA CULTURA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ismael,
    Estas portarias não estão proibindo a plantação de fumo, de modo algum. Há um equívoco nisto tudo, plantado convenientemente pela indústria.
    Bem, o espaço está aberto para manifestações diversas.
    Fico agora em meu "canto", dando espaço para o debate. O meu objetivo é "vulgarizar" temas e estimular ações benéficas para todos nós.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,
    Importante dar uma lida no post "Anvisa e a Defesa da Saúde Pública".
    http://saude-joni.blogspot.com/2011/03/anvisa-e-defesa-da-saude-publica.html
    Até.
    Joni

    ResponderExcluir
  4. As portarias não proíbem diretamente a produção de fumo, mas só sendo cego para não perceber que isso irá diminuir e muito a produção. E o Brasil, como um país que é excelente em estabelecer regras, mas péssimo para manter controle, tenta agora controlar a produção de um produto legal, gerador de empregos, facilitando o crescimento do mercado de cigarros contrabandeados, que já é enorme graças à incapacidade de se impedir a entrada desses produtos pela nossa fronteira. Quando o cigarro legal ficar mais caro, as pessoas passarão a comprar o contrabandeado, o que prejudicará ainda mais a saúde pública, pois ninguém tem controle do que esses cigarros contém. E como fumante, pagador de impostos e consciente dos meus direitos, quero continuar tendo o direito a escolher entre um fumo com sabor menta, cravo, ou seja o que for. O papel do governo é informar, mas o direito de escolher é meu!!!

    ResponderExcluir
  5. o cigarro, assim como o tabaco deveria ser banido da face da terra, as nossas crianças ficam expostas a falta de responsabilidades dos seus pais que fumam dentro de seus carros com o vidro fechado,e de maes com bebes de colo que ficam dando baforadas em seus rostos, sem que estes possam escolher. Quanto a esta maldita cadeia produtiva do tabaco, porque que estes "colonos" ditos não plantam alimentos para reduzir a fome e garantir a sua renda. Só para constar o que faz um colono plantar tabaco ao invés de alimento é a ganância, porque querem ganhar mais. Vamos acabar de uma vez por todas com esta praga que leva a outros vícios piores.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Um pouco mais para elucidar a situação:
    "As propostas apresentadas em ambas as consultas públicas cumprem medidas que o Brasil se obrigou a adotar ao ratificar a ConvençãoQuadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública celebrado sobre os auspícios da Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se busca é desestimular o consumo e proteger a saúde pública dos efeitos nocivos do uso do tabaco. Ao proibir o uso de aditivos, tais como aromatizantes e flavorizantes, a exemplo dos sabores de chocolate, baunilha, morango, menta, como prevê a consulta pública 112, impede-se que os produtos de tabaco se tornem mais palatáveis e atrativos para crianças e adolescentes que, juntos, representam 90% dos iniciantes. Com as medidas previstas na consulta pública 117,regula-se a exposição de produtos de tabaco na parte interna dos pontos de venda e ampliam-se as advertências sanitárias.
    A atuação da Anvisa é importante e está dentro da competência que lheé atribuída pela lei n.º 9.782/1999 para regular produtos nocivos à saúde."
    Joni

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Importante conhecer este livro: Fumo - Servidão moderna e violações de direitos humanos.
    Vide saude-joni.blogspot.com/2011/03/fumo-servidao-moderna-e-violacoes-de.html
    Vale a pena!
    Joni

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho que o plantio de fumo não deve ser proibido, mas sim o acesso às carteiras de cigarro, quanto mais difícil for para o fumante encontrar cigarro, melhor para que ele se conscientize em parar de fumar, assim, ele deixará de contaminar o ar das pessoas que não tem nada a ver com isso, que consequentemente, têm sua saúde afetada.O cigarro é maléfico e não traz nada de bom.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil vai deixar de ser um "Exportador" de tabaco e passar a ser um "Importador" !
    Se reduzir a produção do tabaco, ATÉ QUEM É CONTRA VAI PERDER O EMPRREGO!

    ResponderExcluir
  10. Scapin...
    Gostaria de dizer que sou filho de pequeno proprietário de terras como 90% das famílias que aqui morram a unica cultura que nos oferece uma boa renda éa do tabaco, querem pelo que estou vendo nos mandar para os grandes centro e vender nossa propriedade isso pra mim é a mais pura descriminação, com isso quem vai ganhar são os contrabandista de cigarro do Paraguai e o consumo cada vez maoir e o governo deixando de arracadar milhões. Vamos inverter as coisas, vamos investir todo o imposto do cigarro em tratamento para as pessoas pararem de fumar ai sim não vamos mais precisar plantar porque ningém mais vai estar fumando, mas querer só tirar a unica oportunidade de quem precisa plantar para sua sobrevivência é injusto do jeito que estão querendo fazer só vai prejudicar quem produz quem fuma cada dia aumentando mais.

    ResponderExcluir