Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

REFRIGERANTES DIET ASSOCIADOS A EVENTOS VASCULARES

DRA. HANNAH GARDENER
Refrigerante diet pode não ser a alternativa mais saudável que muitos esperavam. Um novo estudo sugere que as bebidas populares podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e morte vascular.
"As pessoas que tomavam refrigerante diet todos os dias experimentaram um risco 61% maior de eventos cardiovasculares do que aqueles que relataram beber nenhum refrigerante", disse a investigadora principal Hannah Gardener, ScD, epidemiologista da Universidade de Miami Miller School of Medicine, na Flórida, em uma entrevista coletiva na International Stroke Conference.
"Este é o primeiro relatório desta associação", disse  Larry Goldstein, MD, porta-voz da American Stroke Association. "Eu acho que é sempre bom fazer as coisas com moderação. As pessoas devem olhar para esta informação e considerá-la no contexto dos seus outros fatores de risco."
Os pesquisadores analisaram mais de 2500 pessoas que foram solicitadas a relatar o quanto e que tipo de refrigerante bebiam. Durante um seguimento médio de 9,3 anos, 559 eventos vasculares ocorreram, incluindo acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico.
Os pesquisadores também observaram um risco ligeiramente aumentado significativo de eventos vasculares entre aqueles que consumiam refrigerantes diet diáriamente e regular uma vez ou mais por mês.
Conforme já relatado pela Medscape Medical News, estudos anteriores têm sugerido uma ligação entre o consumo de refrigerante diet e o risco de síndrome metabólica e diabetes. Mas esta é a primeira vez que bebidas dietéticas foram associadas com eventos vasculares.
"Este é um estudo observacional e não um estudo prospectivo e randomizado," destacou o Dr. Goldstein, da Duke Stroke Center, em Durham, Carolina do Norte. "Esta é uma associação e não ainda uma relação causal comprovada."
Os pesquisadores reconhecem que os estudos adicionais são necessários e que  mecanismos potenciais para a associação entre refrigerante dietético e eventos vasculares permanecem desconhecidos.
O que os médicos devem aconselhar os doentes sobre a base das informações que temos hoje? Steven Greenberg, MD, da Harvard Medical School, em Boston, Massachusetts, sugere que os pacientes comecem por se concentrar em uma dieta saudável e exercícios regulares.
"Uma vez que a síndrome metabólica está sob controle e os riscos de diabetes tmbém, então podemos considerar cortar o consumo de refrigerantes." Dr. Greenberg é o vice-presidente da International Stroke Conference Committee, e durante uma entrevista, ele sugeriu que os pacientes não devem ter pressa para eliminar o consumo de bebidas diet.
"Eu acho que isso é uma chamada para despertar", porém temos de começar a prestar mais atenção", ele recomenda.
Este estudo foi financiado pela atribuição Javits do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame e Evelyn McKnight Brain Institute.
American Stroke Association International Stroke Conference. Resumo # P55. Conferência de imprensa 09 fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário