Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

COMIDA QUE CUIDA 1 - CÂNCER

O laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis lançou ontem a segunda edição do livro “Comida que cuida – Mais cor no prato e na vida durante o tratamento de câncer”. A nova edição, com visual repaginado e capítulos adicionais, traz 103 receitas – de entradas a sobremesas, passando pelos lanches – saborosas, simples e baratas de fazer. O objetivo? Driblar o mal-estar causado pela medicação e auxiliar quem está com dificuldades para se alimentar durante a quimioterapia ou radioterapia.
“Quando os pacientes são diagnosticados, as duas primeiras perguntas são: ‘Eu vou ficar careca?’ e ‘O que eu posso comer agora?’”, explica Tatiana de Oliveira, nutricionista do Centro de Combate ao Câncer, coordenadora do Portal Nutrionco e uma das consultoras da nova edição. O livro, segundo ela, pode ser uma boa bússola para essa situação – não apenas em relação ao que comer, mas também a como preparar os alimentos, levando em conta os efeitos colaterais do tratamento, como alteração no paladar, olfato prejudicado ou gosto metálico permanente na boca.
Para Ricardo Caponero, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, o livro “apresenta uma proposta inovadora ao abordar o tema da alimentação de forma simples e bem-humorada e torna-se um instrumento fundamental para ajudar o paciente a resgatar o prazer de se alimentar durante o período difícil do tratamento”. Ele ressalta que as receitas – todas elas testadas e selecionadas por pacientes – do “Comida que cuida 1” servem de base para uma alimentação saudável, balanceada e variada para a pessoa em tratamento, mas de nenhuma forma restritiva.
Caponero também enfatiza que a obra também ajuda os próprios médicos. “Quando estamos com o paciente são tantas coisas para serem faladas: diagnóstico, tratamento, efeitos colaterais, aspectos psicológicos… Falta tempo para falar de alimentação. Esse livro vem nos ajudar nesse sentido”, comemora.
O livro traz um capítulo dedicado ao cuidado de crianças durante o tratamento do câncer, onde pais encontram sugestões de refeições nutritivas e dicas para estimular o apetite dos filhos durante o tratamento. Um outro capítulo voltado exclusivamente para mulheres em tratamento do câncer de mama, enfatizando a importância de se controle do peso. Todas as receitas, no entanto, podem ser consumidas, por crianças e adultos, saudáveis ou em tratamento de câncer. A ideia é promover uma socialização alimentar, em que o paciente não fica restrito à uma dieta de “comida de hospital”, mas que possa aproveitar os prazeres da boa mesa juntamente com a família.
Nos últimos quatro anos já foram distribuídos 25 mil livros do Comida que Cuida 1, do Macapá, no Amapá, a Bagé, no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 215 instituições de 20 estados brasileiros e 11 municípios. A obra é disponibilizada gratuitamente para instituições de saúde com programas para pacientes de câncer. Basta acessar o site www.sanofi-aventis.com.br, preencher o formulário e encaminhar o pedido.

2 comentários:

  1. esse livro n tem para vender p quem n é medico mas que gostaria de aprender tambem como se proteger com boa alimentação

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    É possível fazer um download do material; é simples; acesse o link dado, ok?
    Registro que já fiz isto com o outro livro da série, sobre Diabetes.(há outro sobre coração)
    É muito bom. Recomendo que baixe os arquivos todos, se puder.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir