Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

ACUPUNTURA CONTRA O TABAGISMO

ACUPUNTURA SISTÊMICA
Fumar é um ato que já foi sinônimo de glamour e sedução – especialmente no cinema –, mas hoje é malvisto pela sociedade. O uso do cigarro está ligado a fatores químicos e psicológicos relacionados a euforias e depressões, bem como ao hábito de acender e levá-lo à boca.
No Brasil, ações como o aumento de impostos, proibição de publicidade e a lei antifumo são ferramentas importantes para a informação e o combate ao tabagismo. Estas iniciativas vêm colaborando para que um número crescente de pessoas tente abandonar o vício. Muitos buscam métodos tradicionais, como adesivos e gomas de mascar. Mas há também tratamentos alternativos, que colaboram com essa difícil batalha.
A medicina oriental conta com um eficiente tratamento para combater o tabagismo: a acupuntura, que ajuda o paciente a manter o equilíbrio e ganhar força contra o vício, principalmente nas primeiras semanas de abstenção, quando a dificuldade em largar o cigarro é maior.
Julio Ganiko, consultor em terapias orientais, afirma que a acupuntura atua em áreas cerebrais que induzem maior produção de neurotransmissores como a serotonina – que eleva o nível de bem-estar – e tem efeito calmante, mantendo as pessoas mais tranquilas.
Mas, segundo Ganiko, é importante que o paciente queira realmente abandonar o vício e faça disso uma escolha de vida, para apenas depois procurar auxílio nas terapias que vão ajudá-lo a livrar-se do tabagismo.
da Redação do Portal “O que eu tenho?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário