Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

DADOS CIENTÍFICOS SOBRE MELÃO

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgaram uma chamada mundial de solicitação de dados científicos relacionados ao tema “Identificação e controle de riscos microbiológicos associados a melões”. As informações devem ser enviadas até o dia 1º de maio.
De acordo com as instituições, o objetivo da chamada é reunir dados e informações do maior número possível de fontes, a fim de se obter uma visão geral da extensão atual do problema e inventariar as várias práticas de produção e colheita ao redor do mundo, possibilitando uma avaliação dos riscos ou benefícios potenciais associados a essas práticas.
Os dados serão utilizados para o desenvolvimento de um código de práticas internacional. Esse tipo de iniciativa exige que se leve em consideração as variedades de melões produzidos em todo o mundo, a gama de riscos existentes, as práticas de produção e de pós-colheita empregadas, a distribuição e venda no varejo e a forma como os melões são utilizados pelo consumidor final.
Os eixos temáticos de interesse são: “As doenças ligadas aos melões”, “Práticas de produção”, “Práticas de colheita”, “Práticas pós-colheita”, “Processamento”, “Distribuição”, “Utilização pelo varejo e pelo consumidor” e “Documentação e rastreamento de produto”.
As chamadas de solicitação de dados da FAO-OMS são abertas a todas as partes interessadas. As entidades estão fazendo a solicitação a governos, organizações interessadas, produtores, exportadores, varejistas, associações de comércio, profissionais da saúde, universidades, institutos de pesquisa, laboratórios e indivíduos que possam apresentar qualquer dado disponível sobre as áreas de interesse.
Os dados podem ser inéditos ou publicados. Quando aplicáveis, os dados devem conter referência para estudos publicados. A FAO e a OMS reconhecem que algumas das informações e dados relevantes que são solicitados podem ser de natureza sensível ou confidencial. No caso de material inédito, a propriedade dos dados permanecerá com o autor, para subsequente publicação.Mais informações: www.rlc.fao.org

2 comentários: