A falta de um ou mais dentes prejudica o processo digestivo, pois os alimentos não chegam devidamente triturados ao estômago.
A boca é a primeira parte do processo do aparelho digestório, pois são os dentes e a língua que preparam o alimento para a digestão por meio da mastigação. Cada dente tem uma função específica nesse processo, e a ausência de apenas um deles pode causar prejuízo ao processo digestivo.
Isso porque a pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, mau hálito, gastrite, úlceras e outros problemas gastrointestinais.
“É importante que os dentes perdidos sejam recolocados o mais breve possível para evitar problemas estomacais e até mesmo nutricionais. A prática clínica mostra que muitos pacientes com falta de dentes evitam certos alimentos devido à dificuldade em mastigar, e se limitam à dieta dos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos e, por isso, com deficiência de vitaminas e nutrientes. Esse quadro é muito comum em pacientes idosos”, explica Gabriel Lembo, cirurgião-dentista.
Hoje, existem duas opções para reposição dentária: a prótese móvel e a fixa, colocada sobre os implantes dentários. O implante é um procedimento cirúrgico que consiste na colocação de pinos de titânio no osso maxilar ou mandibular, no lugar das raízes dos dentes. Por meio desses pinos, uma prótese fixa é instalada no lugar dos dentes perdidos.
“Os implantes conseguem devolver uma mastigação natural e qualidade de vida ao paciente, pois recupera a funcionalidade e força dos dentes naturais”, explica Lembo.
O procedimento não tem contraindicação, mas vale reforçar que cada caso deve ser avaliado individualmente. Outro ponto importante para uma reabilitação oral de sucesso é cuidar da higiene dos implantes, que deve ser igual à dos dentes naturais, diz o especialista.
E como garantir a saúde bucal? “Com simples hábitos”, explica o cirurgião-dentista. “Alguns cuidados básicos podem ajudar a manter a qualidade dos implantes e prolongar a vida dos dentes naturais, garantindo uma boca saudável. É simples: os dentes devem ser escovados após cada refeição, fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva.
O uso do fio dental antes da escovação também é indispensável e importante para a retirada dos resíduos maiores. Evitar ingerir continuamente alimentos ricos em açúcar e não fazer uso do tabaco também são boas práticas bucais.”da Redação do Portal “O que eu tenho?”
Oi Joni, tudo bem?
ResponderExcluirEstou passando para agradecer sua visita, andava sumido heim?!
Um forte abraço
eu sou lana tudo bem?gostei muito do site fala muito bem sobre a digestão vim estudar sobre a digestão para a prova mais parece que a qui tem as melhores informaçoes
ResponderExcluirCara Iana,
ResponderExcluirÉ preciso um pouco de cuidado e discernimento para utilizar as coisas todas que abundam pela internet.
Espero que este blog possa participar deste seu estudo com algo útil. A intenção é boa, pode crer!
Um abraço.
Joni