Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

A BOA DIGESTÃO COMEÇA PELA BOCA

A falta de um ou mais dentes prejudica o processo digestivo, pois os alimentos não chegam devidamente triturados ao estômago.
A boca é a primeira parte do processo do aparelho digestório, pois são os dentes e a língua que preparam o alimento para a digestão por meio da mastigação. Cada dente tem uma função específica nesse processo, e a ausência de apenas um deles pode causar prejuízo ao processo digestivo.
Isso porque a pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, mau hálito, gastrite, úlceras e outros problemas gastrointestinais.
“É importante que os dentes perdidos sejam recolocados o mais breve possível para evitar problemas estomacais e até mesmo nutricionais. A prática clínica mostra que muitos pacientes com falta de dentes evitam certos alimentos devido à dificuldade em mastigar, e se limitam à dieta dos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos e, por isso, com deficiência de vitaminas e nutrientes. Esse quadro é muito comum em pacientes idosos”, explica Gabriel Lembo, cirurgião-dentista.
Hoje, existem duas opções para reposição dentária: a prótese móvel e a fixa, colocada sobre os implantes dentários. O implante é um procedimento cirúrgico que consiste na colocação de pinos de titânio no osso maxilar ou mandibular, no lugar das raízes dos dentes. Por meio desses pinos, uma prótese fixa é instalada no lugar dos dentes perdidos.
“Os implantes conseguem devolver uma mastigação natural e qualidade de vida ao paciente, pois recupera a funcionalidade e força dos dentes naturais”, explica Lembo.
O procedimento não tem contraindicação, mas vale reforçar que cada caso deve ser avaliado individualmente. Outro ponto importante para uma reabilitação oral de sucesso é cuidar da higiene dos implantes, que deve ser igual à dos dentes naturais, diz o especialista.
E como garantir a saúde bucal? “Com simples hábitos”, explica o cirurgião-dentista. “Alguns cuidados básicos podem ajudar a manter a qualidade dos implantes e prolongar a vida dos dentes naturais, garantindo uma boca saudável. É simples: os dentes devem ser escovados após cada refeição, fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva.
O uso do fio dental antes da escovação também é indispensável e importante para a retirada dos resíduos maiores. Evitar ingerir continuamente alimentos ricos em açúcar e não fazer uso do tabaco também são boas práticas bucais.”da Redação do Portal “O que eu tenho?”

3 comentários:

  1. Oi Joni, tudo bem?

    Estou passando para agradecer sua visita, andava sumido heim?!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. lana querem faustino20 de agosto de 2012 às 23:22

    eu sou lana tudo bem?gostei muito do site fala muito bem sobre a digestão vim estudar sobre a digestão para a prova mais parece que a qui tem as melhores informaçoes

    ResponderExcluir
  3. Cara Iana,
    É preciso um pouco de cuidado e discernimento para utilizar as coisas todas que abundam pela internet.
    Espero que este blog possa participar deste seu estudo com algo útil. A intenção é boa, pode crer!
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir