Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE - 24 de março

Começam os preparativos para mais um Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a ser celebrado no dia 24 de março. Durante toda a semana, uma série de atividades alertará a população brasileira sobre essa doença que é prevenível, tratável e curável, mas que, ainda assim, responde por 4,7 mil mortes ao ano só no Brasil. A novidade para 2011 é que toda a programação é coordenada pelo Núcleo Brasil sem Tuberculose.
O que era slogan de campanha do Projeto Fundo Global TB – Brasil assume agora a forma de um núcleo que integra governo e sociedade: mais de 10 entidades e instituições parceiras na luta contra essa doença. Entre elas, Farmanguinhos/Fiocruz, Fórum ONGs TB-RJ, Fórum ONG Aids RJ, Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), que contam ainda com apoio da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Centro de Referência Hélio Fraga, da Fetranspor e do Metrô Rio.
O objetivo é fortalecer a campanha e garantir maior visibilidade com uma programação unificada, porém mais abrangente.
A primeira iniciativa do núcleo foi a realização conjunta de mais uma temporada da exposição interativa “Tuberculose Tem Cura: SUS para Valer”, em fevereiro no metrô da Carioca, no Rio. Agora, o desafio é a mobilização social a partir da realização de uma agenda comum para alertar e orientar para os riscos da doença, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Confira a programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário