Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROCESSADOR DE ALIMENTOS DE 100 MIL ANOS


RESÍDUOS DE SORGO EM FERRAMENTAS DE PEDRA
Em 2007, o pesquisador canadense Julio Mercader, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Calgary, e colegas da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, escavaram uma caverna sedimentária próxima ao lago Niassa, que foi usada por indivíduos que coletavam alimentos há mais de 60 mil anos. No fundo da caverna, os cientistas descobriram as ferramentas feitas de pedra, ao lado de ossos de animais e de resíduos de vegetais, indicando práticas dietéticas pré-históricas. Em seguida, descobriram dezenas de milhares de grãos de amido, indicando que o sorgo selvagem era trazido e processado sistematicamente no local.
“Há hipóteses de que o uso de amido representa um passo fundamental na evolução humana ao melhorar a qualidade da dieta nas savanas e matas africanas, onde as primeiras linhagens humanas evoluíram. Essa nossa descoberta pode ser considerada um dos primeiros exemplos dessa transformação na dieta humana”, disse Mercader.
“A inclusão de cereais em nossa dieta é um passo importante na evolução por causa da complexidade técnica e da manipulação culinária que são exigidas para transformar grãos em artigos para consumo”, destacou.
O artigo Mozambican Grass Seed Consumption During the Middle Stone Age, de Julio Mercader, pode ser lido na Revista Science, edição de 18/12/09. (Fonte: Agência FAPESP)





Nenhum comentário:

Postar um comentário