Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MUSICOTERAPIA

MUSICOTERAPIA PODE REDUZIR DOR
 E ANGÚSTIA PÓS-OPERATÓRIA EM CRIANÇAS.

Um estudo sueco foi recentemente publicado na revista médica Pediatric Anesthesia e conclui que a musicoterapia pode reduzir a necessidade de drogas analgésicas, como a morfina, e diminuir a angústia de crianças após uma pequena cirurgia.
Os pesquisadores avaliaram se a música no pós-operatório reduz o consumo de morfina e influencia a dor, a angústia e a ansiedade após a cirurgia e descreveram a experiência de escolares submetidos à musicoterapia um dia após a cirurgia.
Foram documentados os números de pacientes que necessitaram de analgésicos, doses individuais, pontuação específica de dor, sinais vitais e administração de antieméticos no período de recuperação pós-anestésica. A dor relatada através da escala analógica, a angústia avaliada através da escala facial e a ansiedade foram registradas antes e depois da cirurgia. Entre as 80 crianças com idades entre sete e 16 anos incluídas no estudo, 40 foram submetidas à musicoterapia.
A partir das análises, os pesquisadores observaram evidências de que as crianças da musicoterapia receberam menos morfina na unidade pós-operatória do que o grupo controle (1/40 vs 9/40). E as notas individuais na escala afetiva facial foram menores, indicando menos angústia nesse grupo.
De acordo com os autores, porém, não foram observadas diferenças em relação à escala de dor, avaliação objetiva da dor e da ansiedade entre as crianças dos dois grupos. A percepção das crianças foi que a música era "calmante e relaxante".
"A musicoterapia reduziu a necessidade de morfina e diminuiu a angústia após uma pequena cirurgia, mas não influenciou nenhum outro cuidado pós-operatório", concluíram os autores.
(Fonte: Pediatric Anesthesia. Volume 19, Issue 12, Oct 2009. Pages 1184-1190-Bibliomed-Sis.Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário