Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

COLESTEROL


LDL DEPOSITADO: ATEROSCLEROSE
A maior parte do colesterol é produzida pelo próprio organismo. São cerca de 800 miligramas diários, o que corresponde a 70% do colesterol total. Os 30% restantes vêm da alimentação. Se esse colesterol é do tipo bom (HDL) ou ruim (LDL), isso vai depender do cardápio de cada um.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que o aumento do colesterol no sangue foi responsável por cerca de 4 milhões de mortes em 2002.
Dentre as doenças relacionadas, as de coração lideram o ranking com 56% dos óbitos. Hoje, as estatísticas mostram que, de cada dez brasileiros, quatro deixam de viver em decorrência de males cardiovasculares. Existe uma previsão de que se nada mudar, em 2040 o Brasil será o campeão mundial de mortes por este tipo de problema.
"O aumento do colesterol no sangue não causa sintomas e quando a pessoa começa a sentir alguma coisa, já é em decorrência do processo aterosclerótico (endurecimento das artérias). Por isso, a prevenção é fundamental", diz o cardiologista Roque Marcos Savioli, diretor da Unidade de Saúde Suplementar do Incor do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Quando a gordura ruim entra em contato com a enzima lipase, no sangue, dá origem ao LDL. A parte que sobra vira o HDL. O trabalho do HDL é recolher o LDL da circulação e levá-lo de volta ao fígado para ser eliminado. O problema é que o HDL não consegue transportar grandes quantidades de LDL, por esse motivo, as moléculas de gordura acabam ficando pelo caminho e se acumulando na parede das artérias.
Essa ação leva ao entupimento gradual dos vasos, que gera a doença conhecida como aterosclerose. Em determinado momento, essa placa pode romper, provocando um coágulo. Isso causará uma obstrução do fluxo sanguíneo na artéria. Então, o coração enfarta.
(Fontes: Roque Marcos Savioli, diretor da Unidade de Saúde Suplementar do Incor do Hospital das Clínicas e Marcelo Chiara Bertolami, cardiologista, diretor científico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)






2 comentários:

  1. Appгecіаting the time and effοrt
    уоu put into уour sіte anԁ
    ԁetaileԁ infοгmation yοu ρrovide.
    Іt's good to come across a blog every once in a while that isn't thе sаme οld rehаshеd infοrmation.

    Gгeаt read! ӏ've bookmarked your site and I'm
    adding your RSS feеds to my Google aссount.
    Here is my blog - interior designer

    ResponderExcluir
  2. Its like you learn my thoughts! You aрpear to know
    a lot appгοхimаtelу thіѕ, such
    аs you ωrοte the guide in it οr somethіng.
    I feel that уou can ԁo with а few % to force the message home a little bit, but instead of that, that is great blog. An excellent read. I'll definitely be back.
    Also see my webpage > pinksheet stocks

    ResponderExcluir