Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CÂNCER DE INTESTINO e TABAGISMO


Estudo associa tabagismo ao risco de câncer de intestino.
Uma pesquisa, liderada pelo médico Michael J. Thun (um dos vice-presidentes da Sociedade Americana do Câncer), oferece mais uma razão para não fumar ou para parar o mais rápido possível.
Os resultados deste novo estudo americano aumentam as evidências de que, entre todos os malefícios associados ao tabagismo, há o maior risco de desenvolver o câncer colorretal – tumores que afetam as paredes do intestino grosso e o reto.
Acompanhando, entre os anos de 1992 e 2005, quase 185 mil pessoas com idades entre 50 e 74 anos, os pesquisadores notaram que aqueles que fumavam por mais de 40 anos, ou que não haviam parado antes de completar 40 anos de idade, tinham de 30% a 50% maior risco de desenvolver câncer de intestino ou de reto. E os resultados se davam mesmo considerando outros 13 potenciais fatores de risco para esses tumores.
Embora outros estudos anteriores já demonstrassem um maior risco em fumantes de longo-prazo, este é o primeiro a considerar a triagem e todos os fatores de riscos associados à doença, como consumo de álcool, sedentarismo e ingestão de carnes vermelhas.
"Essas descobertas contribuem para a evidência recentemente revisada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) em outubro", disse o pesquisador. "A IARC atualizou as evidências de que fumar causa câncer colorretal, de "limitado" para "suficiente".
Outros cânceres associados ao tabagismo, segundo a Agência, são: da cavidade oral, faringe, nasofaringe, cavidade nasal e seios paranasais, laringe, pulmão, esôfago (de células escamosas e adenocarcinoma), estômago, fígado, pâncreas, rins (de células renais e carcinoma de células de transição), bexiga e trato urinário inferior, uterino, de cervix e leucemia mieloide. (Fonte: American Association for Cancer Research-03 de dezembro de 2009/Boa Saúde/Sis.Saúde).


















2 comentários:

  1. Fumei por 15 anos e parei, nunca pensei que fosse conseguir para, mas é muito facil, os 10 dias são os piores, depois disso vc irá perceber o quanto a vida sem cigarro é melhor...qualidade de vida, é impressionante, hoje tenho 30 anos e sou quase um atleta.....
    Parem de Fumar eu tenho certeza que você é capaz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Manifestação importante. Obrigado.
    Continue por perto.
    Tchau.
    Joni

    ResponderExcluir