Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DOR NO TENDÃO-DE-AQUILES



Hipersensibilidade no tendão calcâneo é um aviso de que é melhor recuar e descansar para não ficar as próximas semanas com muletas devido a uma ruptura total. "Muitas vezes, antes de uma ruptura de tendão, o paciente sente dores decorrentes de lesões antigas", diz o médico Rene Abdalla, diretor do Centro de Ortopedia e Reabilitação do Esporte do Hospital do Coração (HCor). Por isso, quando você começar a sentir dor, faça compressas com gelo por 15 minutos várias vezes ao dia. Depois, massageie para acelerar a circulação e liberar calor.
A. Coloque seu dedão diretamente no tendão e friccione firmemente, movimentando para cima e para baixo em linha perpendicular ao tendão. Faça isso com pressão suficiente para sentir desconforto, mas nunca dor. Massageie de três a quatro minutos, três ou quatro vezes por semana.
B. Se a dor se concentra na lateral do tendão, aperte o local com dois dedos e pressione em direção à canela. Certifique-se de que está empurrando o tendão e não apenas a pele.
C. Caso o foco do desconforto esteja no ponto onde o tendão encontra o calcanhar, massageie a área com o dedo indicador. Dica: para prevenir lesões, alongue-se regularmente. "Alongar o corpo é de extrema importância, e isso vale para todo tipo de atividade física", reforça Abdalla.(Fonte: Men's Health)

21 comentários:

  1. Olá!
    Sou o Yury de Recife
    Encontro-me com o tendao calcaneo dolorido, ja fiz 20 seçoes de fisioterapia ultrasson e layser e tambem alongamento na regiao afetada mais nao tenho tido bons resultados.Neste caso seria indicada a cirurgia ou não??

    ResponderExcluir
  2. Caro Yury,
    Infelizmente, não sou da área médica e não posso me manifestar da maneira que você espera.
    Posso dizer que já tive este problema e estou muito bem recuperado: fiz exames de ressonância magnética, muita massagem nos músculos da perna, no tendão, na sola do pé, tomei alguns antiinflamatórios e deixei de fazer atividade física por um tempo.
    Procure um especialista na área e boa sorte.
    Honra tê-lo por perto. Continue!
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Caramba, to tendo isso parece que o tendão vai ficando duro... caramba doi de mais !!!

    ResponderExcluir
  4. eu ja nao guento mais de tanta dor e queimação.....

    ResponderExcluir
  5. Alex Sandro e demais,
    É preciso controlar a situação, pois tenho amigos que romperam totalmente o tendão pois assim não o fizeram.
    Persistência e ajuda especializada para tratamento.
    Boa sorte a todos e boa recuperação.
    Joni

    ResponderExcluir
  6. estou cm poblema no meu tendao doi muinto

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou jozana Oliveira e sinto uma dor no tendão calcâneo direito só quando coloco o tênis, mau posso andar, mas sem o tênis não sinto nada. Já malhava com ele e nunca senti nada, agora que só estava fazendo cominhadas passei a sentir, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Cara Jozana,
    É preciso contatar um especialista para resolver logo isto, porque a situação pode ser agravada.
    Não sendo da área médica, não posso me atrever a dar palpites, ok?
    Fique por perto.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joni! Vou sim procurar um médico urgente. xau

      Excluir
  9. Estou com dor no tendão causada pelo calçado, no entanto prefiro massajar com o dedo pulgar em vez do indicador! Será por isso que não passa a dor? Guilhermi

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Não acredito que este seja o problema. Consultar um especialista na área evitará maiores transtornos, não acha?
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  11. Olá Pessoal meu nome é Ricardo, estou sentindo essas dores já faz um bom tempo, porém me lembro que deixei a prática de esporte durante um tempo foi o parou de doer, pois quando estamos praticando esporte nesta situação na verdade estamos contribuindo com a dor e lesionando mais ainda o local, aconselho a dar uma parada e tratar com anti-inflamatório e gelo no local é melhor fazer isso do que forçar e ficar sem fazer suas atividades físicas para sempre. Se prática atividades físicas e superfícies mais duras dê um repouso maior para o retorno. Abraços e boa sorte...

    ResponderExcluir
  12. olá,meu nome é Fatima,não pratico esportes,a alguns dias sinto dores no tendão dos dois lados,quando estou sentada e me levanto tenho que andar na ponta dos pés...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. e qual é o especialista que trata de tendão de aquiles?

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Procure um médico-ortopedista, ok ?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Esse ano estou tendo várias repetições de dores no tendão de aquiles tanto no pé direito quanto no esquerdo. Já fiz vários tratamentos com antiflamátorios inclusive injetável ... e nada adianta. :( ... Tenho feito alongamentos , mas não muito porque a dor fica insuportável !

    ResponderExcluir
  17. Esse ano estou tendo várias repetições de dores no tendão de aquiles tanto no pé direito quanto no esquerdo. Já fiz vários tratamentos com antiflamátorios inclusive injetável ... e nada adianta. :( ... Tenho feito alongamentos , mas não muito porque a dor fica insuportável !

    ResponderExcluir
  18. Caro Paulo Roberto,
    Tenho participado de muitos torneios de basquete, ainda, e muitos amigos tiveram problemas sérios no tendão citado porque não observaram que tratamento com médico-especialista é imprescindível. Certamente pedirão exames de imagens para verificar o que está ocorrendo. Não deixe isto para depois, ok?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Tenho dores no tendão desde criança. Não foi Calzada por nenhum trauma, mais sinto desconforto quando uso calçados apertados e quando preciono, e sinto muita dor quando Levo alguma batida por mais fraca q seja. Será q pode mim ajuda a entender oq é?

    ResponderExcluir