Pesquisar este blog

domingo, 13 de dezembro de 2009

PREVENÇÃO: CREATININA!



RIM
Por séculos, toda a Medicina era voltada para tratar doenças. Com a pesquisa, surgiram medicamentos revolucionários e técnicas cirúrgicas complexas. A qualidade de vida melhorou, mas percebeu-se que o mal só poderia ser combatido de forma eficaz se fosse atacado precocemente.
Em razão dessa mudança conceitual nos últimos anos, um dos campos que mais crescem dentro da Medicina é o da prevenção.
Os americanos, sempre fiéis às estatísticas – com toda razão, porque elas dizem a verdade –, concluíram que para cada dólar aplicado em prevenção são poupados 7 em tratamento futuro.
Em relação às doenças renais, há muito que fazer se o mal for descoberto precocemente, tentando-se evitar a falência total dos órgãos no caso de ser detectado já numa fase avançada.
Maior argumento para a prevenção de doenças renais é que elas representam uma janela precoce para saber como está nossa circulação em todo corpo. Se os rins não estão funcionando bem outros órgãos em futuro próximo também não irão funcionar adequadamente. Prevenindo doenças renais estaremos prevenindo também um acidente vascular cerebral (derrame, trombose ou isquemia) ou um infarto agudo do coração.
Prevenir doenças renais é prevenir hipertensão arterial e vice-versa porque pressão alta pode ser a causa ou conseqüência da doença nos rins. Uma pessoa aparentemente saudável, na qual é detectada doença renal crônica, tem um risco dez vezes maior de morrer prematuramente de doença cardiovascular. Percebe-se então que está tudo interligado porque são todas doenças que comprometem o sistema vascular.
A creatinina é um metabólito que circula pelo sangue e serve como marcador para o funcionamento dos rins.
Ela provém da creatina, que é uma substância produzida pela nossa musculatura, transforma-se em creatinina e deve ser eliminada pelos rins quando esses funcionam normalmente.
Medir os índices de creatinina no sangue é uma maneira simples e eficaz de saber se os rins estão funcionando normalmente. É um exame realizado nos mesmos moldes dos testes de glicose e de tantos outros exames de sangue muito comuns.
O exame da creatinina identifica a possibilidade de uma pessoa desenvolver alguma deficiência nos rins, mesmo antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. Não há necessidade de consultar nenhum especialista em doenças renais para realizar esse exame. Qualquer médico pode solicitá-lo e você tem o direito de saber o valor da sua creatinina, porque ela significa o grau de funcionamento de um órgão vital para a saúde (os valores normais variam de 0,4 a 1,4, dependendo da massa muscular). (Fonte: diabetenet.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário