Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

BIOPLASTIA! CUIDADO COM A PROPAGANDA!


BIOPLASTIA! PERIGO À VISTA!
Um método, batizado de bioplastia, se propõe ---SEM BISTURI--- a dar aos "aventureiros e aventureiras" uma nova silhueta rapidamente: aplicação de uma substância chamada polimetilmetacrilato (PMMA), em camadas profundas da pele.
A facilidade da aplicação e a promessa de bons resultados estéticos atraem centenas de pacientes, mas, hoje, o efeito do uso indiscriminado do procedimento deixa suas marcas. Casos de reação inflamatória crônica por conta do material, necroses de tecidos de locais como nariz, lábios e queixo e deformações causadas pelo enrijecimento da substância preocupam os médicos.
O recente óbito da modelo Solange Magnano, miss Argentina/94, deu o alerta mundial para os riscos da técnica: ela morreu de embolia pulmonar após se submeter a uma injeção de polimetilmetacrilato nos glúteos. A hipótese de a embolia ter sido causada pela entrada da substância na corrente sanguínea está sendo muito considerada pelos especialistas.
No Brasil, o que se vê é que os casos de complicações por uso de PMMA têm se mostrado graves e muitas vezes irreversíveis.
"Isso porque o material, usado para unir estruturas ósseas em cirurgias ortopédicas, não é absorvido pelo organismo", explica Sérgio Levy, presidente da seção do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, a substância tem como propriedade misturar-se aos tecidos. Por isso, retirá-lo, se for necessário, é praticamente impossível. "Um paciente com reação imunológica ao material pode apresentar inflamações crônicas e ter de tomar medicamentos como corticoides até o fim da vida", explica a médica Natale Gontijo, cirurgiã plástica da equipe da Clínica Ivo Pitanguy.
Em 2006, o Conselho Federal de Medicina emitiu uma nota alertando os médicos para os riscos do material, devido à ausência de estudos, sobretudo para preenchimentos em grandes volumes e intramusculares.
O cirurgião plástico Almir Nácul, criador do método da bioplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, garante que o uso correto do método diminui as chances de complicações. "Trata-se de uma plástica interativa, em que o paciente pode acompanhar consciente o que está sendo feito", defende o cirurgião. "O uso indevido por profissionais que não sabem aplicar a técnica é o que a denigre", reclama ele.
A dona de casa carioca Valdete Calixto, 61 anos, recorreu à bioplastia para corrigir imperfeições. Mas a intervenção feita em 2002 começou a causar inchaço e vermelhidão cinco anos depois. Antes de descobrir que o material era a causa de sua lesão de pele, ela procurou diversas especialidades médicas e encontrou diagnósticos errados para o seu problema. "Eu, que era vaidosa e admirada, me vi monstruosa", conta. Hoje Valdete controla a inflamação graças a tratamentos dermatológicos que incluem medicação e laser.
No Brasil, apenas três produtos à base de polimetilmetacrilato têm o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para circular. Em 2007, a agência proibiu que a matéria-prima fosse usada em farmácias de manipulação. "Ainda não recebemos notificações oficiais de reações a esses produtos. Mas é importante que os profissionais que as tenham nos comuniquem", destaca Luiz Roberto Klassmann, diretor-adjunto da agência.(Fonte: Sis.Saúde)



12 comentários:

  1. Fiz bioplastia com Dr fernando Mello em caxias do sul,nao sejam loucos de deixar enjetar esse produto deformei meu corpo a boca esta torta e cheia de caroços assim como as nádegas, e pior o produto nao sai mais é horrivel nao ttenho nem vontade de sair de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sinto muito por vc.Como vc está? Busco informações sobre este cirurgião pq uma amiga quer fazer cirurgia plástica c/ o Fernando Mello de Caxias do Sul RS..Preciso de casos de impericía médica para faze-la desistir da história..
      Grata

      Excluir
    2. ola flor, espero que sua amiga não tenha entrado nessa furada, acabei de operar com o dr. Manozzo e gostei muito, qualquer coisa é so me perguntar bjuss

      Excluir
    3. Olá Luciana Que cirurgia vc fez com o Dr Manozzo, estou pensando em fazer bioplastia de gluteos com ele, ainda nao consultei será que ele faz.
      Obrigada
      Mary.

      Excluir
    4. eu fiz com o Dr. Fernando Mello e estou extremamente satisfeita, conheço algumas pessoas despeitadas e com problemas pessoais que tentam macular a imagem do médico, é fácil pra qualquer um vir aqui neste espaço falar mal de alguém já que nem se identificar é necessário. eu amo este médico e farei qualquer coisa que precise com ele.

      Excluir
  2. Acho importante antes de qualquer procedimento que se tenha informação sobre pessoas que ja fizeram e ficaram satisfeitas, lembrando que nao é fácil, pois quem tem um bumbum de bioplastia nao vai fala que é. O barato as x pode sair muito caro, desconfie de preços muito abaixo da média, procure profissionais competentes, pois o diploma nao opera sozinho, embora muito importante, deve-se levar em conta o bom senso do médico e o tempo de experiência no procedimento. Se preciso for consulte 2, 3 médicos, pois pra quem ja vai gasta muito num procedimento 2 consultas a mais não fará tanta diferença assim. Bjus a tds. Sou extremamente vaidosa e a favor de qql procdedimento q seja pra levanta nossa auto-estima. Mas cautela, muita cautela.

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo do comentário acima. Olha ja que vc já fez, sugiro que vc procure na internet, ja vi clínicas especializadas em bioplastia, tente fazer alguns retoques, pois se a bioplastia pode ser feita em várias sessões, acredito que um profissional de bom senso possa ajudar a melhorar o resultado. Tente, não desista, converse com pessoas especializadas no assunto. Pois acredito sim no profissionalismo de muitos médicos, vc não teve sorte com esse, mas nao quer dizer que não tera com outro. Mas antes de qql procedimento, consulte 2, 3 profissionais da área, tire dúvidas, debata. Bjs. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Sábias palavras. Não há que esmorecer!
    Acredito que ótimos profissionais desta área (existem, sim!)corrigirão a "incompetência manifesta" de outro.
    Desejo felicidades e que tenha "muita calma nesta hora".
    Um abraço a todos.
    Joni

    ResponderExcluir
  5. Anonimo
    gostaria de saber o que fazer, fiz bioplastia n\ panturrilha há mais ou menos 4 anos. entrei na acadenia agora semana retrazada, quando começei a mlhar as os spernas uma dor muito forte nas duas pernas, hoje quase tres semanas depois minhas pernas continuam doendo e os pés inchados. não sei o que fazer, ja fui no medico que fez o procedimento, ele disse que era normal ja que os musculos se contrairam me medicou com um antiflamatorio eum diuretico. por favor se alguem souber como faço pra desinchar meus meus eu agradeceria muito. Pois para com os medicamentos, estavam me fazendo mal. Meu corpo esta diferente, sei lá fraco. não sei o que fazer algem me ajude. me fale o que fazer!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Entendo que você deva procurar "segundas, terceiras,... opiniões".
    Não se deixe levar pela resignação! Procure ajuda de especialistas.
    Boa sorte.
    Joni

    ResponderExcluir
  7. acredite, fale com santo expedito com todas as forças,
    pessa uma solução , não desista vai aparecer, ele vai te ajudar, bem mas rápido do que você imagina.

    ResponderExcluir
  8. o Dr. Manozzo é simplesmente maravilhoso, sempre é bom pegar algumas informações antes de qualquer procedimento existem vários açougueiros por ai se passando por médico.

    ResponderExcluir