Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

EFEITOS DO HÁBITO DE FUMAR e DO SOBREPESO


ENVELHECIMENTO PRECOCE
O hábito de fumar e o sobrepeso podem deixar a pele mais vulnerável aos efeitos prejudiciais do sol e ao envelhecimento facial, segundo estudo publicado este mês na revista científica Archives of Dermatology.
De acordo com os especialistas, a exposição ao sol em longo prazo causa mudanças físicas e estruturais à pele, resultando em "fotodanos", que causam o enrugamento da pele, alterações de cor e dilatação de pequenos vasos sanguíneos da face. E o peso e o tabagismo poderiam acelerar ou potencializar esse processo.
Avaliando dados de 65 pares de gêmeos idênticos com idades entre 18 e 77 anos – que responderam questionários e tiveram sua pele avaliada por especialistas –, os pesquisadores observaram que os fatores associados a maior fotodano incluíam idade, peso em excesso, hábito de fumar e histórico de câncer de pele, mas não o consumo de álcool. "A relação encontrada entre tabagismo, peso, uso de filtro solar, câncer de pele e fotodano nesses pares de gêmeos pode ajudar a motivar a redução de comportamentos de risco", ressaltaram os autores.
As análises mostraram que um maior peso auto-relatado estava associado a um maior "fotoenvelhecimento", apesar de um estudo dinamarquês anterior ter indicado que os índices de massa corporal mais altos estariam associados a menos envelhecimento facial. Os pesquisadores explicam que o excesso de gordura aumenta a suscetibilidade da pele ao dano, mas também podem ajudar a mascarar a aparência de rugas em pessoas idosas.
De acordo com os especialistas, poucos estudos epidemiológicos com gêmeos têm examinado adequadamente os fatores ambientais associados ao envelhecimento. E até 40% das mudanças que contribuem para esse envelhecimento podem ser associados a fatores não-genéticos. Por isso, mais estudos são necessários. (Fonte: Archives of Dermatology. Dezembro de 2009/Boa Saúde)





Nenhum comentário:

Postar um comentário