Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PERIGOS DA MACONHA!


Maconha aumenta risco de doença psicótica.
"O uso diário de uma maconha mais potente aumenta em até seis vezes o risco de uma doença psicótica, como esquizofrenia ou outras semelhantes", explicou à Agência Lusa o psiquiatra dos hospitais da Universidade de Coimbra, Dr. Tiago Reis Marques, que faz doutorado em Londres.
No Instituto de Psiquiatria de Londres, o Dr.Tiago participa do estudo Genetics and Psychosis (GAP - Genética e Psicoses), cujos resultados foram parcialmente publicados na edição de dezembro do British Journal of Psychiatry.
O pesquisador, de 33 anos, ressaltou, porém, que a maconha "não é uma causa em si", mas antes um fator de risco e um estopim para uma doença mental grave, como a esquizofrenia.  "Em pessoas que, com outros fatores de risco associados, como genéticos ou sociais, estejam em risco aumentado, [o consumo] é um fator precipitante para a esquizofrenia", explicou.
Há muito que as pesquisas analisam as causas das psicoses, expressamente sobre fatores genéticos ou sociais e consumo de drogas. A novidade deste estudo é a comprovação de que a potência da maconha consumida e a frequência de seu uso aumentam até seis vezes o risco de apresentar doença psicótica.
Maconha geneticamente modificada

O pesquisador português explica que, atualmente, "a maconha geneticamente modificada, a preferida pelos usuários comuns", originária da Holanda e de outros países, "tem de 12% a 18% de THC, substância que provoca os sintomas comuns, como euforia, desinibição, quando antes continha apenas 2% a 4%".
As "óbvias implicações para a sociedade" incluem olhar para a maconha "não como uma droga somente leve, mas como uma droga que potencia e aumenta o risco de doença mental grave", antecipou o pesquisador.
Destacando que esta decisão se situa no nível político, Tiago Reis Marques prevê uma "implicação muito importante na agenda de saúde pública, assim como na forma como a política, criminal e legislativa terá de olhar para a maconha".
O passo seguinte da equipe do pesquisador será perceber como a maconha atua no cérebro para que surjam sintomas psicóticos (delírios, paranoia, alucinações, sintomas de perseguição) e como é que a droga se combina com fatores genéticos, por exemplo. (Fonte:Sis.Saúde)



3 comentários:

  1. Como tem gnt que ousa defender um mal desses? Já não basta alcóol cigarro, drogas farmacêuticas, ainda querem piorar as coisas?
    Pq iria'se liberar algo inútil, quem em juízo perfeito ia querer maior facilidade de acesso a uma DROGA? Ninguém precisa disso, quem defende a liberação é um pseudo-moralista, ou um viciado, traficante em si.... A eles isso td interessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wallace,
      A última edição da revista Veja divulga pesquisas sobre a maconha. Vale a pena ler.
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
    2. Vindo da revista Veja, nunca vale a penar ler!

      Excluir