Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EXAMES NECESSÁRIOS!


EXAME MÉDICO

Mal estar, indisposição, dores das mais incômodas. Ficar doente é sempre ruim, ainda mais para quem já tem mais de 50 anos. Por isso, cuidar da saúde através da adoção de bons hábitos de vida é sempre o mais indicado pelos médicos. Para ficar longe dos consultórios, verificar as taxas de glicose, pressão arterial, avaliações ginecológicas e radiografias são alguns dos exames que também podem minimizar a ocorrência de doenças nessa faixa etária.
Ao longo dos anos, o processo de envelhecimento se dá em todo o organismo. O sistema cardiovascular, por exemplo, é um dos mais suscetíveis. As doenças relacionadas ao coração são as que mais matam no mundo inteiro. Estatísticas da OMS afirmam que, em 2030, 23,6 milhões de pessoas no mundo sofrerão com doenças cardíacas. Segundo o cardiologista do Hospital Pedro Ernesto (Uerj) e especialista em Administração em Saúde, Haroldo Coelho, prevenir é sempre melhor do que remediar.
“Cuidar do indivíduo e de sua saúde, orientando-o para um estilo de vida mais saudável, como não fumar, moderar a ingestão de álcool, adotar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, etc e, desta forma, prevenir doenças, principalmente as relacionadas ao aparelho cardiovascular, é fundamental. Com o envelhecimento, surgem doenças crônico degenerativas e aumenta o risco de desenvolvimento de neoplasias, alterações celulares”, afirma ele.
Uma das medidas de prevenção mais eficaz é a realização de exames periódicos que podem, inclusive, salvar vidas. Porém, devem ser feitos após o pedido do médico, afirma o clínico geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Carlos Henrique Castelpoggi. “Devem ser realizadas consultas anuais, e após o exame clínico, o médico deve solicitar os exames necessários", aconselha Carlos Henrique.
Para a geriatra da Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati), Luciana Motta, avaliar cada caso é sempre o mais indicado. “Avaliar os níveis de colesterol, glicemia, pressão arterial são os exames fundamentais. Porém, uma série de fatores como, histórico familiar e hábitos de vida, irá determinar a necessidade dessas verificações. Nada substitui uma conversa com o médico de confiança, ele é a pessoa mais indicada para avaliar a saúde de um paciente”, opina a geriatra.
Roteiro de exames mais pedidos pelos médicos
Hemograma - avaliar anemia e outras alterações hematológicas
Glicose - avaliar Diabetes
Uréia e Creatinina - avaliar função renal
Lipidograma - avaliar colesterol e triglicerídeos
TSH e T4 livre - avaliar função da tireóide, principalmente em mulheres
EAS - avaliar alterações urinárias
EPF - avaliar verminoses e protozooses
Eletrocardiograma e Teste Ergométrico - avaliar a capacidade funcional
Radiografia de tórax - avaliar alterações pulmonares
(Por Maria Fernanda Schardong -  http://www.maisde50.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário