O pesquisador de Harvard Ronald A. DePinho descobriu uma forma de reverter os efeitos da idade. Basicamente, seus experimentos mostraram que é possível fazer pessoas voltarem a ter uma aparência mais nova, crescimento cerebral normal e torná-las mais férteis.
A responsável por isso é a telomerase – uma enzima. Por enquanto a descoberta ainda não foi aplicada nos humanos, mas pode ser uma arma importante na batalha contra o envelhecimento e, principalmente, o Alzheimer.
Os cientistas restauraram a telomerase em ratos que estavam com doenças relacionadas à idade. Quando a telomerase foi trocada de lugar, um mês depois os animais já apresentavam o cérebro em perfeitas condições.
Uma outra mudança significativa foi que as células reprodutoras masculinas, que aparecem em menor concentração com a idade, voltaram à taxas normais. E os filhos desses animais “recuperados” nasciam maiores que os outros filhotes.
No entanto, os resultados foram significativos apenas em ratos doentes. Em ratos normais, o tratamento não aumentou sua expectativa de vida. [Gizmodo] (Fonte: Luciana Galastri - hypescience.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário