Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BBB: Bebida, Bebida e mais Bebida

ÊTA, POVINHO ESPERTO!
OPINIÃO DA ABEAD - 04.02.2011
Já em sua primeira edição, no ano 2000, o programa Big Brother Brasil mostrou que é um grande provocador de polêmicas. Os participantes, que gozam da liberdade de falarem e fazerem o que quiserem no horário nobre da Rede Globo, frequentemente colocam assuntos como a homossexualidade e a bigamia em foco na mídia brasileira. Na décima primeira edição do reality, um dos grandes destaques é a bebida, mais uma vez.
A Abead avalia que a exibição frequente de homens e mulheres embriagados durante festas e shows do programa é um verdadeiro incentivo para os jovens, público assíduo da atração. Como se não bastassem as diversas propagandas da “indústria do álcool” com astros do futebol, a exibição de inúmeros copos de whisky nas mãos de personagens bem-sucedidos na novela das 8, agora também é preciso lutar contra os programas de entretenimento, como o Big Brother.
Fatores como esses são grandes responsáveis pelo clima social que é criado em torno das bebidas alcoólicas e têm desencadeado aumento no consumo de álcool entre a população. Novamente, o apelo da bebida é associado à beleza, à diversão e ao status de se estar em evidência em rede nacional. Até mesmo os chamados “porre” são motivos de gargalhadas e euforia, representam aquilo que coloca os participantes em mais evidência, tornam-os mais populares.
A Associação acredita que, para combater a ampliação dessa prática indesejada, é preciso promover debates nacionais sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, um dos maiores problemas de saúde no Brasil. Além, é claro, de restringir a publicidade e a propagação de uma imagem positiva do álcool em veículos de massa, como a televisão. É preciso dar um basta ao estímulo e glamourização da bebida.
(Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS -  http://www.abead.com.br/opiniao/exibir/?cod=149

Nenhum comentário:

Postar um comentário