Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

JOHN HERBERT: outra vítima da "indústria da morte"

NA FICÇÃO e NA VIDA REAL: MAIS DE 50 ANOS
CONVIVENDO COM O TABACO
Morreu aos 81 anos, o ator John Herbert, vítima de enfisema pulmonar (no dia 26/1/2011): ele estava internado desde 5 de janeiro e sofrendo há muitos anos.
COMENTÁRIO DA ALIANÇA DE CONTROLE DO TABAGISMO - ACT:

À notícia triste, da morte de uma pessoa em conseqüência de doença provocada pela dependência da nicotina, faltou acrescentar uma informação: John Herbert entrou na Justiça de São Paulo contra a Philip Morris, alegando que foi dependente do cigarro por mais de 50 anos.
Na ação, ele pedia que a empresa se responsabilizasse pelo fornecimento de produto nocivo, registrando que nunca foi informado sôbre seus grandes malefícios.
A ação foi julgada improcedente e a decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça em 2006, livrando a empresa de pagar indenização.
A decisão é claro exemplo da desinformação do poder judiciário e do preconceito contra o fumante.
Por absurdo que parece, os julgadores entenderam que a empresa não tinha obrigação de informar aos consumidores os males a que estariam sujeitos e o poder de dependência da nicotina. Por outro lado, exigem do fumante que ele saiba de antemão sobre tais malefícios, ainda que não informado pelo fabricante. Vale lembrar que até hoje a informação é falha e as empresas continuam não informando. Quem informa é o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário