Quando sofremos um corte, o sangue escorre um pouco e pára, porque o corpo humano é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz. As plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo para bloquear o sangramento. Decorrido algum tempo, esse trombo se dissolve, o vaso é recanalizado e a circulação volta ao normal.
Há pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia e formam trombos (coágulos) num lugar onde não houve sangramento. Em geral, eles se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.
Sintomas
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele.
Causas : * Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares; Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus; * Terapia de reposição hormonal;
* Uso de anticoncepcionais; * Varizes; * Cirurgias; * Cigarro.
Fatores de risco
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de seqüelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.
Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser usados nesses casos.
Recomendações: * Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas; * Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias; * Beba álcool com parcimônia e moderação; * Movimente-se. As conseqüências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito; * Ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro; * Use meias elásticas especialmente se você tem varizes; * Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.

O meu esposo tem 178 kg ,em dezembro de 2010 teve um tromboembolismo,ficou hospitalizado 12 dias e saiu no dia 23 de dezembro de 2010,depois de alguns dias,apareceu várias coisas do lado direito onde apareceu o trombo,uma das situações:a bolsa escrotal inchou,a proporção que a bolsa inchava o parte genital dele inchava,mas o interessante era que tudo isso acontecia somente do lado direito,sentiu fortes dores no reto que chegou umas três vezes de evacuar sangue,me diz esses acontecimentos tem a ver com o trombo,ele tem exames hoje para ser realizado e verificar as causas,a pessoa que teve trombo,pode ter novamente?e na mesma perna?os movimentos podem voltar 100%,haja visto ele que anos atrás já era gordinho,mas ele era ativo,às vezes fica depressivo,ele começou a engordar assim que tirou 15 cm do intestino,pois teve um tumor no intestino,ele outros fatores delicados é hipertenso,obsedidade mórbida,problemas cardíacos,diabete,o rim e o fígado estão danificados,os médicos já não sabem explicar qual é o mais urgente para ser tratado,só sei que precisa de uma cirurgia de redução de estômago,alguém poderia indicar algum médico(gratuito) que tivesse coragem para arriscar em fazer uma cirurgia de grande riscos, ele precisa urgentemente de ajudas
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirPercebo a sua angústia, mas lamentavelmente não sou da área médica e não posso opinar sobre estas situações que descreve.
Tenho certeza que onde mora há pessoas capazes de lhe bem orientar.
Aqui de meu canto somente posso dar-lhe forças para continuar, persistir nesta caminhada valorosa junto a sua família: você é uma grande pessoa.
Felicidades,
Joni
Oii eu qria saber , eu tive enbolia pulmonar porqe eu qebrei o femur fiz cirugia e tals e peguei enbolia pulmonar , tenho 17 anos e eu tomo o remedio chamado MAREVAN qe anticoagulante , e qria saber se eu posso FUMAR NARGUILE se eu corro algun risco e tals Obrigadoo agradeço des de jaa
ResponderExcluirCara Letícia,
ResponderExcluirTenho estudado o tabaco e seus efeitos e, garanto, pesquisas revelam que o narguile é muito pior do que fumar cigarros. Uma sessão de narguile (1 hora) equivale a 100 cigarros fumados (ou 5 maços de cigarros).
Tanto o narguile quanto o cigarro são proibidos para menores de idade, como é o seu caso,né?
Se o tabaco acarreta problema circulatório grave, o que você acha que acontecerá se fumar o narguile?
Procure o seu médico e faça esta pergunta, ok?
Não se arrisque por nada!
Um abraço.
Joni
fumo, em festas, e tenho trombose isso faz mal a trombose?
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirO texto acima já menciona o cigarro como "causa".
Mais sobre Trombose: "A médica hematologista Denise Zahr explica que é como se o sangue formasse uma ‘rolha’ no vaso sanguíneo e não deixasse o sangue circular.....
De maneira geral, o problema pode estar associado a alterações genéticas, mas é relacionado, principalmente, as dislipidemias (hipertensão arterial e colesterol) e fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo." Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/11/29/anticoncepcional-associado-ao-cigarro-aumenta-risco-de-trombose-em-mulheres.htm
Entendido?
Pare de fumar!Um abraço.
Joni
Olá, tive trombose há seis meses, estou tomando marevan e fazendo controle. O problema maior é que eu fumo e tenho tentado parar, mas sem sucesso. Minha dúvida é: o marevam dilui o trombo? Sei que tenho que parar de fumar, mas enquanto isso corro risco do trombo voltar e perder aperna? Tomando marevan o risco diminui? Por favor me ajude!
ExcluirOi estou tratamento embolia e trombose estou tomando marevan 2.5 comecei com o.5, gostaria de saber se engorda pois já faço uso desse medicamento a 6 meses, tb tomo remédios tiróide HIPOTIROIDISMO e colesterol alto,me ajuda
ResponderExcluir